Pesquisa Avançada


Campanhas do Cuamato de 1907
Fundo: Documentos Carvalhão Duarte/Rocha Martins

Arquivos

A plataforma Casa Comum disponibiliza a reprodução e descrição de documentos custodiados pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, assim como de documentação existente em outros arquivos, organizações e instituições parceiras que integram o projeto. Pretende-se dar acesso centralizado a catálogos e outros instrumentos de descrição de fundos e coleções, permitindo a pesquisa simultânea de documentos de diferentes proveniências e potenciando a descoberta de complementaridades e relações entre eles.

A informação pode ser recuperada através de navegação na árvore de classificação dos documentos, por pesquisa simples, por frase ou palavra-chave e ainda recorrendo à pesquisa avançada, caso o utilizador tenha elementos concretos ou pretenda aplicar filtros e limitar o universo pesquisável.

Para além da pesquisa geral e avançada, recomenda-se a navegação na árvore de classificação dos documentos, o que permitirá ao utilizador recuperar elementos de contextualização e visualizar a forma como os registos e suas descrições estão organizados em conjuntos ou séries documentais que, sempre que possível, refletem a ordem original do(s) seu(s) produtor(es).

O detalhe da descrição pode variar, dado existirem registos sobre os quais não foi possível obter, até à data, informação suficiente sobre o assunto ou contexto de produção. Neste campo assume grande importância a participação da comunidade de utilizadores, designadamente na área da descrição e indexação de conteúdos que pertençam ao seu domínio de conhecimento.

Thumbs