teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Diário de Lisboa/Ruella Ramos
O Diário de Lisboa, que se publicou entre 1921 e 1990, foi, sem dúvida, um dos jornais de referência do Século XX português. A Fundação Mário Soares recebeu da Família Ruella Ramos a colecção desse jornal, tendo decidido proceder à sua digitalização integral, de modo a poder colocá-la à consulta pública em suporte electrónico.
Por outro lado, a Fundação Mário Soares editou também, em 2004, um CD-ROM contendo várias centenas de caricaturas publicadas pelo Diário de Lisboa desde 1921 até à instauração da censura, em 1926, e cuja consulta é também possível nesta base de dados. Esta colecção de desenhos e caricaturas reúne obras de alguns dos artistas mais marcantes dessa época, como Amédeo Modigliani, Amadeo de Souza Cardoso, Bernardo Marques, Eduardo Faria, Eduardo Malta, Francisco Valença, Jean Cocteau, Jorge Barradas, José de Almada Negreiros, Leitão de Barros, Mário Eloy ou Stuart Carvalhaes.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
O Diário de Lisboa foi um jornal diário vespertino, publicado entre 7 de Abril de 1921 e 30 de Novembro de 1990.
O seu primeiro director foi Joaquim Manso. Entre 1956 e 1967 foi dirigido por Norberto Ramos, e depois por António Ruella Ramos até 1989. Durante um curto período, de 1989 a 1990, foi dirigido por Mário Mesquita, a quem sucedeu novamente Ruella Ramos, até ao final da sua publicação.
Era propriedade da Renascença Gráfica, detentora das instalações, da gráfica e do próprio título.
António Ruella Ramos, falecido em 2009, promovia a edição de um número por ano de forma a manter o título, tendo os seus sobrinhos, João Pacheco e Rosa Ruela, procurado manter esta tradição.

Navegação por Data
Por se tratar de um acervo de características especiais, e pelo seu grande interesse para investigadores e leitores em geral, desenvolvemos uma interface especial de acesso ao Diário de Lisboa, que possibilita a navegação por data de forma intuitiva e simples.