Pesquisa Avançada


Projeto Ficha Técnica Informação Técnica Direitos







Casa Comum

O portal Casa Comum disponibiliza documentação oriunda de diferentes países e organizações da CPLP, representando um espaço de diálogo e de memória das culturas e história de cada um dos parceiros, que dá continuidade ao projeto de cooperação iniciado pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso no dealbar do milénio.

A instituição, que tem vindo ao longo dos anos a acolher e preservar arquivos de diversas proveniências que lhe foram confiados pelos seus detentores, tem para com estes e a comunidade em geral a responsabilidade de comunicar e divulgar o universo dos fundos documentais que se encontram à sua guarda, sob a sua gestão arquivística ou que por si tenham sido intervencionados no âmbito de parcerias estabelecidas com entidades terceiras, objetivo que se concretiza publicamente através deste repositório digital.

ESTRATÉGIA E OBJETIVOS

A Fundação Mário Soares e Maria Barroso preconiza um modelo baseado na responsabilidade de dar a conhecer e divulgar, de forma sistemática e estruturada, o património cultural de que é depositária, o que pressupõe uma transição para a normalização no que concerne à descrição arquivística e à reprodução digital.

A Fundação pretende assumir-se como uma entidade de referência a nível nacional e internacional, investindo em produtos e serviços de qualidade que priorizem a comunidade de utilizadores e a preservação dos documentos, adotando para o efeito normas e diretrizes ao nível da organização e representação da informação, bem como da reprodução documental.

Além da publicação de um Guia de Fundos e Coleções com o intuito de apoiar o utilizador/investigador na pesquisa do registo que pretende encontrar sobre um assunto específico, constitui objetivo futuro do projeto Casa Comum disponibilizar na Internet outros instrumentos de acesso tais como inventários e, sempre que possível, o catálogo com a descrição ao nível do item, assim como elementos de identificação, contexto, conteúdo e estrutura, condições de acesso e utilização, recursos relacionados, e, não menos importante, os registos de autoridade. A publicação destes instrumentos de acesso permitirá ainda ao utilizador poder pesquisar o conteúdo de recursos que não disponham de reprodução digital.







Ficha Técnica

Desenvolvimento
Hugo Guerreiro
Paulo Andringa
António Coelho

Design
Atelier Henrique Cayatte

Agradecimentos
Não podendo aqui indicar todos os que, ao longo de vários anos, se empenharam nas ações de cooperação para salvaguarda e tratamento de numerosos fundos documentais, promovendo desse modo a cultura dos seus países e criando, afinal, as condições para o desenvolvimento do portal www.casacomum.org, queremos desde já referir alguns dos que mais diretamente contribuíram para as diferentes fases de concretização deste projeto:

Anabela Barroso, Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe
Birgit Embaló, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa
Carlos Schwartz, Acção para o Desenvolvimento
Cristina Costa, Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura - ECA/USP
Hamar, Antoninho Baptista Alves, Arquivo & Museu da Resistência Timorense
Isabel Lindim, Associação Memoriando
Joana Sales, União de Mulheres Alternativa e Resposta
Luís Crespo de Andrade, Seminário Livre de História das Ideias
Luísa Garcia Fernandes, Casa-Museu Abel Salazar
Mamadu Jao, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa
Manuela Tavares, União de Mulheres Alternativa e Resposta
Pedro Lisboa, Seminário Livre de História das Ideias
Sandra Martins, Instituto do Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde







Informação Técnica

Com o objectivo de construir uma plataforma robusta, durável e passível de ser permanentemente actualizada - tanto a nível de conteúdos como a nível gráfico - o portal Casa Comum baseia-se em software livre, de código fonte aberto, e nos mais recentes standards da internet.

Assim, tendo como base um sistema operacional livre GNU/Linux (Ubuntu), utilizámos no seu desenvolvimento programas acessíveis a qualquer um, com um mínimo de configurações específicas, nomeadamente:

  • Um servidor apache com a linguagem dinâmica php e bases de dados MySQL, que permitem servir as funcionalidades básicas de navegação nos arquivos.

  • Para acelerar as pesquisas e permitir maior complexidade de termos de busca e maior rapidez na filtragem e afinação das pequisas, utilizamos também um servidor tomcat a correr o motor de buscas Lucene/Solr.

  • No plano interno, para conversão de imagens estáticas, sons e vídeos, utilizamos, respectivamente, a biblioteca de tratamento de imagens Imagemagick e diversos conversores de formatos de áudio e vídeo: ffmpeg, mencoder e libav.

  • Em termos de interface, além de basearmos todo o nosso código em standards de interoperabilidade na internet (preocupando-nos em gerar tanto html como css válidos), fazemos também uso das bibliotecas jQuery para manipulação de imagens e detalhes de interactividade nas diversas páginas, e da biblioteca flowplayer para poder exibir confortavelmente, a todos os utilizadores, tanto vídeo como áudio, independentemente da plataforma de acesso.

Estando ainda numa fase de desenvolvimento, o código por nós desenvolvido (a maioria dele consistindo em scripts de php e javascript) virá brevemente a ser disponibilizado para estudo e utilização livre, se bem que com a consciência de que trata de questões bastante específicas aos nossos arquivos, às nossas necessidades e aos nossos desejos de crescimento futuros.







Direitos

O portal Casa Comum disponibiliza gratuitamente o acesso ao conhecimento de materiais de diferentes épocas e origens, comportando documentos incorporados em múltiplos arquivos.

Relativamente a alguns desses documentos não são conhecidos os detentores de eventuais direitos de autor e conexos, no caso de existirem.

Em muitos casos, designadamente para efeitos de utilização com natureza comercial, a permissão para reprodução de imagens cabe ao detentor dos referidos direitos de autor, sendo da responsabilidade do requerente/utilizador o contacto prévio com o detentor dos respetivos direitos e a obtenção das autorizações de reprodução.

No caso de ser comprovadamente detentor de direitos de autor de documentação disponibilizada no portal casacomum.org, agradecemos que contacte a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

A publicação total ou parcial por quaisquer entidades singulares ou coletivas, de documentos disponibilizados no portal casacomum.org exige prévia autorização das entidades detentoras de eventuais direitos.

fms@fmsoares.pt