teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

CMIO/Ocean Governance XXI
Apresenta-se aqui o relatório publicado pela Comissão Mundial Independente para os Oceanos, em 1998, que resume a actividade desenvolvida por esse organisno.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
A Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos (CMIO) foi lançada em Dezembro de 1995, na sequência de uma proposta apresentada pela delegação de Portugal junto à Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) para a organização de uma grande conferência internacional sobre o mar.
A iniciativa contou com a aprovação da COI e foi igualmente acolhida pela UNESCO e pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A convite destas instituições, o então Presidente da República de Portugal, Mário Soares, acordou presidir à comissão mundial que teve por objectivo apresentar um relatório independente sobre os oceanos, em 1998, no âmbito da celebração do Ano Internacional dos Oceanos.
A CMIO foi constituída por várias dezenas de personalidades, e da sua actividade resultou o relatório intitulado “O Oceano: Nosso Futuro”, no qual se apresentaram diversas recomendações à comunidade internacional para a salvaguarda da riqueza dos oceanos, chamando-se a atenção para a sua importância no progresso social e económico do planeta.