teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe
O Arquivo Histórico de S. Tomé e Príncipe criado em 1969 pelo decreto n° 49047, de 7 de Junho, é o órgão nacional vocacionado para a identificação, tratamento e divulgação do numeroso acervo documental reconhecido como valioso património histórico para esta e para as gerações vindouras.
A documentação à sua guarda está instalada em 9 depósitos e é constituída por documentos avulsos, códices, livros de registo, cartografia e iconografia. O AHSTP possui também uma biblioteca e uma importante colecção de fotografias em papel e alguns postais ilustrados.
Conservar os documentos é uma tarefa que se impõe. O estabelecimento de normas criteriosas de recolha, selecção e classificação que impeçam a perda e a dispersão de documentos é uma operação chave na preservação de testemunhos materiais.
Não basta reunir, acumular peças de documentos, classificar, seriar, etc. É importante fornecer a informação ao público e aos estudiosos em particular, informação essa necessária e completa sobre a documentação existente. Isto é, é de haver complementaridade entre conservação e comunicação em benefício da divulgação científica e socio-cultural.
Consciente da importância da investigação histórica, para a preservação da identidade nacional, o AHSTP não tem poupado esforços no sentido de colocar à disposição dos investigadores e do público em geral, de forma cada vez mais acessível, uma informação completa sobre a diversidade documental existente.
Temos a consciência de que o que já se fez está longe de corresponder ao que é necessário fazer. Mas é preciso reconhecer os avanços consideráveis verificados, apesar de dificuldades de vária ordem, próprias de um país como S. Tomé e Príncipe, com todos os problemas por resolver, obviamente que os respeitantes à saúde, educação e cultura entre outros são priorizados, omitindo a repercussão de áreas tão importantes na formação das nossas identidades.
O resultado da reunião e inventariação dos fundos arquivísticos que constituem o AHSTP é resultado de um trabalho de equipa empenhado, participativo e que esperamos com continuidade.

Instituição
Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

Estado de Tratamento
Alguma documentação do AHSTP está ainda em fase de transferência para o casacomum.org.