teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Alfredo Cunha/Fotografias 25 de Abril
O fundo Alfredo Cunha (Alfredo Almeida Coelho da Cunha, n. 1953), foi doado pelo fotógrafo à Fundação Mário Soares em Janeiro de 2001, e reúne um conjunto de fotografias por si realizadas no 25 de Abril de 1974 e, bem assim, a máquina fotográfica com que trabalhou nesse dia.
Nas legendas utilizaram-se textos de Adelino Gomes.

Nota biográfica/Institucional
Alfredo Almeida Coelho da Cunha é repórter fotográfico freelancer. Nasceu em Celorico da Beira a 8 de Outubro de 1953.
Começou em 1971 a colaborar no jornal “Notícias da Amadora” e, no ano seguinte, entrou para os quadros do jornal “O Século”.
Em 1974 realiza a sua primeira grande reportagem sobre o 25 de Abril e participa na exposição "Portugal Livre". Durante 1975 viaja por África, realizando uma reportagem sobre a descolonização.
Em 1985 foi designado fotógrafo oficial do Presidente da República, Mário Soares, actividade da qual resultou o livro “Na Estrada com Soares”, publicado em 1986.
Entrou para os quadros da agência Lusa em 1987 e, para o jornal “Público”, em 1989, permanecendo como editor de fotografia deste último até 1997.
Exerceu também o cargo de editor fotográfico do Grupo Edipresse, do jornal “O Comércio do Porto” e do “Jornal de Notícias”. Foi ainda fotógrafo da revista “Focus” e colaborou, na RTP2, no programa “Por Outro Lado”.
Ao longo da sua carreira publicou e colaborou em diversos livros e expôs em inúmeras galerias e instituições nacionais.
É reconhecido como um dos maiores fotojornalistas da actualidade, tendo recebido vários prémios, nacionais e internacionais.
Foi agraciado com o título de comendador por Mário Soares.

Dimensão
1 pasta.

Estado de Tratamento
Integralmente tratado e reproduzido digitalmente.