teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Maria Luís Rocha Pinto
O acervo Maria Luís Rocha Pinto abrange uma enorme diversidade de documentos quer do período do regime do Estado Novo, quer após o 25 de Abril de 1974.
Tem especial relevância o conjunto relativo aos movimento estudantis, constituído por várias centenas de documentos, com um âmbito cronológico que se situa entre 1957 e 1974, e que ilustram os vários problemas que afectaram as lutas dos estudantes ao longo daqueles anos, com particular incidência na década de 1960. Destaca-se um conjunto significativo de documentos relativos ao movimento estudantil no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual ISEG), assim como de outros institutos integrados na Universidade Técnica de Lisboa.
O acervo reúne ainda inúmeros documentos relacionados com as actividades culturais e partidárias de Maria Luís Rocha Pinto no período posterior ao 25 de Abril de 1974, nomeadamente do tempo do PREC, incluindo do MES e outras organizações político-partidárias, assim como das eleições presidenciais de 1976.
De salientar também a existência de vária documentação relativa a questões sindicais, movimento cooperativo, organizações de carácter social ou cultural, reforma agrária, e de comissões de moradores.
O fundo inclui igualmente um conjunto de documentos do MPLA e do PAIGC.
Contém também cadernos de apontamentos de Maria Luís Rocha Pinto, recortes de imprensa e colecções de revistas e jornais vários, que abrangem o período de 1974 a 1987.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Licenciada em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Mestre em Demografia Histórica e Social pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Sociologia, especialidade Demografia, pela Universidade Nova de Lisboa.
Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL de 1980 a 2001. Integra a Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro desde 2001, de que foi Coordenadora da Comissão Científica e responsável da respectiva Direcção, de 2004 a 2010. Vogal da comissão científica do Mestrado em Administração e Gestão Pública.
É autora e co-autora de cerca de 30 artigos, apresentados em conferências nacionais e internacionais ou publicados em livros e revistas científicas.
Foi Subdirectora-Geral do Ensino Superior de 1996 a final de 1999. Integrou em 2000 a equipa que assegurou na área da Educação a presidência da União Europeia de 2000. Foi adjunta do Secretário de Estado do Ensino Superior no XIV Governo constitucional.

Dimensão
O acervo Maria Luís Rocha Pinto é constituído por 23 pastas de arquivo, o que perfaz, aproximadamente 2.07 metros lineares

Estado de Tratamento
Parcialmente tratado.