teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

João Soares Louro
O acervo de João Soares Louro (1933-2007) é constituído por um conjunto significativo de documentação relacionada com a actividade da Censura e vigilância exercida durante o Estado Novo, nomeadamente, alguns boletins e circulares dos Serviços de Censura, informações do Secretariado Nacional de Informação (com destaque para o caso de Humberto Delgado), e actividade da PIDE/DGS.
O acervo possui ainda vária documentação relevante sobre o caso do assalto ao Paquete Santa Maria, chefiado por Henrique Galvão em 1961, com destaque para os diários de bordo do comandante Mário Simões Maia e documentos relacionados com o processo de querela contra Henrique Galvão e outros, em 1964.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
João Soares Louro nasceu em Faro a 12 de Fevereiro de 1933.
Foi dirigente do Partido Socialista, tendo exercido funções de deputado entre 1976 e 1978, e ocupado o cargo de subsecretário de Estado para a Comunicação Social durante o I Governo Constitucional, de Mário Soares.
Teve especial relevo a sua actividade enquanto Presidente do Conselho de Administração da RTP, entre os anos de 1978 e 1980, promovendo uma vasta reorganização e desenvolvimento da estação televisiva estatal, onde tinha começado a sua carreira, aos 24 anos, como escriturário.
Viria também a ser administrador da Radiotelevisão Comercial e do grupo editorial da empresa TV Guia.
Exerceu também a docência na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, entre 1993 e 1996, na área da comunicação social, e igualmente na Universidade Nova de Lisboa.
Esteve também à frente da Radiodifusão Portuguesa, quando do processo da privatização da Rádio Comercial, no princípio da década de 1990.
Foi Director-geral de Operações da Expo’98 e ocupou cargo de Provedor da Qualidade do Parque das Nações, a partir de 1999. Em 2005 integrou o Conselho de Administração da Parque Expo como administrador não executivo.
Faleceu em Lisboa a 26 de Março de 2007.

Dimensão
Este fundo é composto por 3 pastas de arquivo, o que perfaz, aproximadamente 0.27 metros lineares.

Estado de Tratamento
Integralmente tratado.