Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) - Guiné-Bissau
Documentação constituída por duas séries completas da Revista "Soronda", um conjunto de fotografias da Luta de Libertação e da destruição ocorrida no próprio instituto aquando do conflito de 1998/99, coleção fotográfica integral do Centro de Estudos da Guiné Portuguesa (CEGP), documentos CEGP, Administração Civil de Cacheu, Repartição do Gabinete do Governador e Secretaria dos Negócios Indígenas.

Instituição
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Bissau

Nota biográfica/Institucional
Criado pelo governo da Guiné-Bissau, através do Decreto n.º 31/84, de 10 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) tem como principal missão promover a investigação nos domínios das Ciências Sociais e Naturais.
A história do Instituto pode ser divida em dois grandes períodos. O primeiro período, que vai da data da sua criação, em 1984, até à segunda metade da década de 1990, mais concretamente até 1998, ano em que se abateu sobre a Guiné-Bissau, e a cidade de Bissau em particular, um conflito militar que causou inúmeras perdas humanas e a destruição de um número avultado de infraestruturas, e o segundo, que começa com o conflito militar de 1998 à data presente. O primeiro período foi caracterizado por um desenvolvimento institucional ascendente tendo sido marcado por grandes realizações nos mais variados domínios da intervenção do Instituto (desde as publicações, a organização de colóquios, seminários e conferências).
Durante o conflito militar de 1998 as instalações do INEP foram ocupadas e transformadas numa base militar no decurso de cerca de um ano que durou a guerra. Durante esse período de ocupação das suas instalações o Instituto não só foi alvo de bombardeamentos, mas também de danos provocados pelos próprios elementos do contingente militar em presença. O balanço da ocupação foi muito pesado. Além do desaparecimento da totalidade dos seus equipamentos, mais de 60% dos acervos documentais da única Biblioteca e Arquivo Histórico dignos desse nome no país foram afectados total ou parcialmente.
Assim, o período a partir de 1999 pode ser caracterizado como o de reconstrução e relançamento das atividades do Instituto, dividida em duas vertentes: uma, de reconstrução das infraestruturas e outra, de relançamentos das próprias atividades de investigação e divulgação dos seus resultados.
Parte integrante do INEP são os Arquivos Históricos Nacionais (da República da Guiné Bissau), cujas atribuições, definidas por decreto em 1989, englobam ser de sua responsabilidade "toda a documentação produzida durante o período colonial".
Estão à guarda dos AHN todos os fundos relativos não só ao governo central da província e suas instituições (incluindo as diferentes repartições, bem como instituições diversas - Tribunais, Hospital, Correios e Telégrafos, Portos, etc.), mas igualmente das diferentes regiões do território (circunscrições civis, postos administrativos).

Estado de Tratamento
Integralmente tratado