teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Notícias da Amadora/Orlando César
O fundo Notícias da Amadora/Orlando César (Orlando César Antunes Gonçalves) é constituído pela coleção completa da publicação "Censura 16 - Inéditos do Arquivo de Censura do Notícias da Amadora (1958-1974)", por este dirigida (em co-direcção com Albertina Jordão nos números 1 a 4 e 7).
Publicada entre 2001 e 2004, a Censura 16 foi um projecto que teve por objectivo divulgar um largo conjunto de artigos destinados à publicação no jornal Notícias da Amadora, e que foram alvo da Censura durante o período do Estado Novo, que os cortou de forma integral ou truncou de forma parcial, subvertendo a realidade que os seus autores pretendiam transmitir.
Os 40 cadernos reproduzem 781 peças jornalísticas, que representam 28 por cento do arquivo de provas censuradas. Dessas provas, 408 sofreram cortes parciais e 373 na íntegra. Os textos reproduzidos são da autoria de 222 pessoas.


Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Orlando César Antunes Gonçalves é jornalista e preside ao Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas.
Filho de Orlando Gonçalves, director do jornal Notícias da Amadora de 1963 a 1994, escritor, autarca e antigo resistente ao Estado Novo.
Orlando César começou a sua actividade jornalística no Notícias da Amadora, assumindo a sua direcção após o falecimento de seu pai. Trabalhou na imprensa sindical, nos jornais “O Diário”, “Diário Económico” e “Semanário Económico”, e nas revistas “Sábado” e “Cambio16” e colaborou na revista “Exame”.
É doutorado em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde defendeu a tese intitulada “O agir jornalístico face à censura. O caso do Notícias da Amadora”, 2 vols., 2012.
Tem uma pós-Graduação em Sociologia, ISCTE – IUL, 2004, e outra em Jornalismo, organizada em conjunto pelo ISCTE e Escola Superior de Comunicação Social (IPLisboa), 2000. Frequentou o curso de Jornalismo na Escola Superior de Meios de Comunicação Social, em 1975.
É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no CENJOR - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.


Dimensão
Este fundo é composto por 1 pasta de arquivo, o que perfaz, aproximadamente 0.09 metros lineares.

Estado de Tratamento
Integralmente tratado.