Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Ana Coucello
Conjunto de documentação relativa ao Movimento das Forças Armadas, incluindo alguns boletins do MFA e propaganda alusiva às Campanhas de Dinamização Cultural, designadamente cartazes produzidos por João Abel Manta. Contém ainda alguns comunicados do período do PREC e um pequeno grupo de autocolantes.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Professora e ativista.
Ana Coucello nasceu em 1948. Frequentou o curso de Físico-Químicas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que não chegou a terminar, por ter partido para Angola com o seu primeiro marido.
Começou a sua atividade profissional como explicadora de Matemática e Físico-Química e foi professora do ensino secundário, na sua passagem pelo Leste de Angola, durante a guerra colonial.
Em 1974, casada com o capitão Luís Ferreira de Macedo, adjunto operacional de Otelo Saraiva de Carvalho no Regimento de Engenharia 1 na Pontinha, viveu também a revolução de 25 de Abril, que derrubou o regime do Estado Novo.
Em 1978, entrou para o departamento da Administração Pública encarregue de coordenar o processo de adesão de Portugal às Comunidades Europeias, que em 1985 se fundiu com a Direção Geral dos Negócios Económicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Desde o 25 de Abril que teve uma intensa atividade cívica, designadamente na defesa dos direitos das mulheres. Foi Membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu de Mulheres (1998-2002), Presidente (2000-2005) e membro vitalício do Conselho de Administração da AFEM – Association des Femmes de l’Europe Méridionale; Vice-presidente (2002-2004) e Presidente da Assembleia-geral e da Direção da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (2004-2008). Membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CCCIDM). Coordenou o Grupo de Trabalho Democracia Paritária e coordena o Grupo de Trabalho Relações Externas da coligação informal das ONGDM daquele Conselho Consultivo. É autora de diversos projetos na área da Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (IOMH) apoiados pela Comissão Europeia.
Colaborou em diversas publicações e interviu como conferencista em diversas iniciativas em Portugal, Espanha e França. É cofundadora da Aliança para a Democracia Paritária (ADP )e da Rede de Mulheres Autarcas (REMA). Integrou Delegações Portuguesas e da União Europeia a reuniões internacionais sobre igualdade de género. Colaborou na conceção e realização de diversas ações de formação no domínio da IOMH.

Dimensão
1 unidade de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado