Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

01.Amílcar Cabral
Documentação que corresponde à fase em que Amílcar Cabral iniciou os estudos universitários em Lisboa, no Instituto Superior de Agronomia (1945), onde concluiu a licenciatura (1952) com uma monografia sobre o problema da erosão do solo na região alentejana de Cuba. Foi em Lisboa que conheceu Maria Helena Rodrigues, aluna do mesmo instituto, com quem viria a casar, e estabeleceu relações com outros estudantes africanos que frequentavam a Casa dos Estudantes do Império, como Mário Pinto de Andrade, Marcelino dos Santos, Francisco José Tenreiro e Agostinho Neto, participando ativamente nas iniciativas culturais e políticas do Centro de Estudos Africanos, em casa da família de Alda Espírito Santo, e no Clube Marítimo Africano.
Este nível inclui ainda documentação relacionada com o regresso de Amílcar Cabral à Guiné, na qualidade de engenheiro agrónomo, ao serviço do Estado colonial português, para dirigir o Posto Agrícola Experimental de Pessubé (Bissau), e a equipa responsável pela missão de realização de um recenseamento agrícola (1953-1954), cujo relatório foi publicado sob o título “Recenseamento Agrícola da Guiné. Estimativa em 1953” (1956). O conhecimento adquirido com este trabalho viria a revelar-se essencial na fase de mobilização da população e da implantação da guerrilha no território da Guiné pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no início dos anos 1960.
Ver também: Amílcar Cabral > 07.Fotografias > 1.Amílcar Cabral (fotografias do período em que Amílcar Cabral viveu e estudou em Cabo Verde e Portugal, e trabalhou na Guiné-Bissau e Angola); Mário Pinto de Andrade > 04. Lutas de Libertação > 04. Investigação e Textos > Amílcar Cabral; Arménio Ferreira > 03.Casa dos Estudantes do Império; Casa dos Estudantes do Império (Associação) > 1. Espólio da Casa dos Estudantes do Império