Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info Total de resultados: 130 Actas: 1 Correspondência: 61 Documentos: 68

CONCP
A I Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP) foi organizada por iniciativa do MPLA (Movimento Popular de Libertação Nacional), do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e da Liga de Goa (Goa League). Teve lugar em Casablanca, de 18 a 20 de Abril de 1961, sob os auspícios do rei Hassan II.
Esta conferência reuniu 13 delegados representantes das organizações de Angola, Cabo Verde, Guiné, Goa, Moçambique e São Tomé e Príncipe, em pleno contexto de crise do regime colonial português. O seu objectivo era o de coordenar os esforços dos movimentos nacionalistas, e estabelecer a unidade de acção e os meios efectivos para iniciar a luta contra o colonialismo português, cumprindo, dessa forma, a aspiração dos povos sob domínio colonial - a conquista do seu direito inalienável de liberdade e do seu destino - por outras palavras, a conquista imediata da independência nacional e a liquidação total do colonialismo português.
Com a realização da I Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas extingue-se a Frente Revolucionária Africana para a Independência Nacional (FRAIN), movimento nascido em Tunis durante a II Conferência dos Povos Africanos, que antecedeu e preparou a CONCP. A FRAIN, tal como a CONCP, foi fundada por Amílcar Cabral e Mário Pinto de Andrade, em 28 de Janeiro de 1960.