Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info Documentos: 71

5.Textos de Amílcar Cabral
Documentação correspondente à produção de Amílcar Cabral enquanto pensador e teórico do nacionalismo africano, compreendendo alguns dos seus manuscritos mais emblemáticos sobre a dominação colonial, a estrutura social da Guiné e das ilhas de Cabo Verde, a unidade Guiné e Cabo Verde, a unidade africana, fundamentos e objetivos da libertação nacional, a luta contra o colonialismo e contra o imperialismo, a cultura como factor de resistência e a libertação nacional como ato de cultura, e o papel da cultura na luta pela independência.
Enquanto alguns destes textos visavam a coesão e a direção da luta no plano interno - é o caso de “Unidade e Luta” (1961), “Da experiência dos outros e da nossa experiência e realidade. Estudos relativos à luta armada e ao seu desenvolvimento” (1964), a intervenção no Seminário de Quadros do PAIGC (12 a 14 de novembro de 1969), as mensagens de ano novo e os relatórios sobre o desenvolvimento da luta -, outros destinavam-se a ser apresentados nos diversos eventos a que Amílcar Cabral compareceu no exterior - como, por exemplo, a declaração feita na 1420ª Sessão da IV Comissão da Assembleia Geral da ONU (1962), “Breve analyse de la structure sociale en Guinée Portugaise” (1964), em Milão, “Une lumière féconde éclaire le chemin de la lutte”, em homenagem a Lenine (1970), em Alma Ata, “Libertação Nacional e Cultura”, em memória de Eduardo Mondlane (1970), em Siracusa, e “O Papel da Cultura na Luta pela Independência (1972)”, na UNESCO, em Nova Iorque.
Entre esta documentação também se encontram manuscritos de editoriais e textos do jornal Libertação.
Ver também: Amílcar Cabral > 04.PAIGC > 4.Ação Diplomática > Organizações Internacionais > ONU e OUA; Amílcar Cabral > 04.PAIGC > 4.Ação Diplomática > Países; Amílcar Cabral > 04.PAIGC > 1.Organização Política e Administrativa > Entrevistas/Imprensa; Mário Pinto de Andrade > 04. Lutas de Libertação > 04. Investigação e Textos > Amílcar Cabral > Textos de Amílcar Cabral