Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info Fotografias: 1000

Fotografias
Em 2007, o INEP e a Fundação Mário Soares acordaram o tratamento de colecções de fotografias que se encontravam em avançado estado de deterioração e que, na sua maioria, eram oriundas do antigo Museu da Guiné Portuguesa/Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, realizadas entre os anos 40 e os anos 60 do século XX.
Para o efeito, foram identificadas 4 729 espécies, abarcando 3 374 negativos preto e branco (na sua maioria, 6x6 cm), 1 212 provas a preto e branco e 143 espécies diversas (designadamente postais e provas de contacto). Essas espécies fotográficas foram organizadas de acordo com a sua organização incial feita à época pelo próprio Museu/Centro de Estudos - caracterização essencialmente temática. Procedeu seguidamente a Fundação Mário Soares a diversas intervenções, de que se destacam:
– Limpeza e expurgo;
– Rastreio do estado de conservação (identificadas 1 135 espécies em mau estado);
– Reprodução fotográfica de cerca de uma centena de espécies;
– Reprodução digital em boa resolução de 1 503 espécies fotográficas: 2000 dpi para negativos 6x6cm; 1270dpi para provas preto e branco 6x6cm; 300dpi para provas cor 10x15cm;
– Produção de matrizes digitais e de cópias de resolução mais baixa para entrega ao INEP;
– Selecção de imagens carecidas de intervenção mais aprofundada;
– Restauro digital das espécies já reproduzidas digitalmente que apresentem especial valor documental ou estético;
Todo este trabalho foi concluído no decurso de 2010, possibilitando, designadamente, ao INEP a sua colocação integral online na Internet e a sua disponibilização em suporte digital nas respectivas instalações em Bissau.