Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

7.5. Parceria e solidariedade: Questões Norte/Sul
A reunião deste grupo de estudo teve lugar em Genebra, nos dias 25 e 26 de abril de 1997. Foi presidida pelo vice-presidente da CMIO e ministro dos Recursos Hídricos e Florestais da África do Sul, Kader Asmal, e integrou personalidades envolvidas na questão das relações Norte/Sul.
A reunião visou a problemática da equidade e interdependência em matéria do uso dos Oceanos num contexto de mudança. Analisaram-se os mecanismos de mercado e os riscos inerentes de subalternização das preocupações sociais e do contexto do pós-Guerra Fria e globalização, assim como as novas áreas de cooperação, resultantes das Convenções das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, da Biodiversidade e das Mudanças Climáticas. Identificaram-se lacunas e novas vias de desenvolvimento no contexto internacional.
A reunião focou-se ainda na crescente responsabilidade do Norte no desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica do Sul, na superação da visão tradicional das relações Norte/Sul, nas novas relações Sul/Sul e na articulação estratégica entre as agências internacionais, governos, indústria, universidades/institutos de Investigação e ONG’s.

Nota biográfica/Institucional
O Grupo de Estudo sobre "Parceria e solidariedade: Questões Norte/Sul" (Partnership and solidarity: North/South issues) era composto pelo presidente Kader Asmal, pelo relator Nazli Choucri, e pelos especialistas externos Havelock Brewster, Gamani Corea, Gotfried Hempel, José Luís de Jesus, Gunnar Kullenberg, Timothy Shaw e Manuel Tello.