Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

7.2. Utilizações para fins pacíficos dos oceanos, segurança e soberania
A reunião deste grupo de estudo teve lugar em Lisboa, entre 22 e 24 de janeiro de 1997. Foi coordenada pelo vice-presidente da CMIO e ministro dos Negócios Estrangeiros de Malta, Guido de Marco, e contou com a presença de dois Almirantes (EUA e França) e do fundador do Greenpeace.
A reunião incidiu sobre o documento preparado pelo relator Richard Falk, resultando, desta sessão, recomendações no contexto internacional pós-Guerra Fria. Analisaram-se questões e temas emergentes: poluição, pirataria, comércio ilegal de armas, tráfico de droga e movimentos ilegais de populações. Analisou-se o conceito de segurança numa perspetiva alargada, integrando as vertentes ambiental, recursos naturais e aspetos económicos e sociais. O grupo abordou igualmente a problemática das zonas costeiras e dos seus recursos, a criação de zonas de paz e o uso responsável dos Oceanos.

Nota biográfica/Institucional
O Grupo de Estudo sobre "Utilizações para fins pacíficos dos oceanos, segurança e soberania" (Peaceful uses of oceans, sovereignty and security) era composto pelo presidente Guido de Marco, pelo relator Richard Falk, e pelos especialistas externos Geoffrey Lynn Chesbrough, Yves Leenhart e David MacTaggert.