Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

7.4. Ciências marinhas e respetiva tecnologia
A reunião deste grupo de estudo teve lugar em Lisboa, entre 14 e 16 de março de 1997. Foi presidida por Ulf Lie (Universidade de Bergen), membro da Assembleia da CMIO e ex-presidente da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), e contou com a presença dos relatores William Andahazy (EUA), consultor independente para assuntos de defesa, pesquisa e tecnologia e colaborador do congressista Patrick Kennedy, e Peter Cook, diretor da organização “British Geological Survey”.
A reunião visou a articulação entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e sociedade no estudo e utilização dos recursos e do meio marinho, de acordo com o objetivo de gestão integrada dos Oceanos. Identificou como prioritário a análise dos meios tecnológicos disponíveis, incluindo as tecnologias de informação, os ovos conceitos e métodos de gestão, a globalização e as escalas de tempo e espaço no domínio da investigação e monitorização, o papel e implicações diretas das Ciências do Mar noutros domínios (variações climáticas globais), os processos naturais, e a gestão dos recursos do meio marinho.
E, bem assim, a reunião priorizou a necessidade de estimular a interação entre cientistas e decisores e a participação cidadã nos processos de tomada de decisão. Destacaram-se ainda os temas da variabilidade climática e dos limites à capacidade de "dumping" de resíduos nos Oceanos e considerou-se o conteúdo do projeto de “workshop” sobre Ciência e Tecnologia, no âmbito da 4ª Sessão Plenária, em Rhode Island.

Nota biográfica/Institucional
O Grupo de Estudo sobre "Ciências marinhas e respetiva tecnologia” (Marine Science and its technology) era composto pelo presidente Ulf Lie, pelos relatores William Andahazy e Peter Cook, e pelos especialistas externos Biliana Cicin-Sain, Ehrlich Desa, Sylvia Earle, Kees Lankester e Pierre Papon.