A reunião deste grupo de estudo teve lugar em Lisboa (Fundação Mário Soares), entre 28 e 31 de maio de 1997. Foi presidida pelo editor geral da CMIO e ex-responsável da FAO na área das Pescas, Sidney Holt.
A reunião baseou-se na formulação de propostas e no estabelecimento de um conjunto de prioridades, reconhecendo a necessidade de criação de uma opinião pública informada e atuante, que participe nos processos de decisão e se faça ouvir junto dos sistemas políticos nacionais e internacionais.
Afirmou-se o alinhamento com os objetivos e termos de referência da Comissão de “procurar desenvolver a consciência mundial quanto ao papel único dos Oceanos (...) para a sobrevivência do planeta e a crucial importância da gestão racional do espaço oceânico e dos seus recursos” (CMIO, 1999), sensibilizando os líderes mundiais (políticos, economistas, ambientalistas, cientistas e académicos), das ONG e público em geral (em especial jovens) para assuntos relevantes do desenvolvimento dos Oceanos e impacto da atividade humana nos seus recursos.
O Grupo de Estudo sobre "Consciencialização e participação públicas" (Public awareness and participation) era composto pelo presidente Sidney Holt, pelos relatores Sidney Holt e Peter H. Sand, e pelos especialistas externos Anil Agarwal, Margrete Auken, Michael Donoghue, Naoko Funahashi, Maria Eduarda Gonçalves, Mathias Kaiser, John May e Lesley Sutty.