Publicado em 5 de fevereiro de 2021
1. O que posso encontrar neste guia?
Este guia de pesquisa reúne informação sobre os arquivos e coleções que se encontram na Fundação Mário Soares e Maria Barroso relacionados com o pensamento de Mário Soares sobre a Europa e o projeto Europeu e a ação que desempenhou no processo de integração de Portugal nas Comunidades Europeias. Sugerem-se e destacam-se temas, tópicos, acontecimentos e momentos para quem queira estudar, investigar ou conhecer melhor esta temática.
Identificamos arquivos pessoais, sugerimos tópicos de pesquisa, destacamos documentos, imprensa, correspondência trocada com personalidades nacionais e internacionais e imagens (de visitas e reuniões internacionais, da cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, e tantas outras).
Explore os escritos de Mário Soares sobre a Europa e a documentação variada sobre as negociações da adesão, bem como sobre acontecimentos posteriores.
Fique também a conhecer a plataforma digital, criada pela equipa da Fundação, dedicada a “Mário Soares e a Europa” e o vídeo onde se apresenta a exposição “Mário Soares: A Europa Connosco”.
2. Como encontrar informação sobre Mário Soares e a Europa na Casa Comum?
A plataforma Casa Comum permite pesquisar a informação através de navegação na estrutura dos arquivos ou por meio de ferramentas de pesquisa, sendo possível combinar as duas abordagens.
Para encontrar conteúdos sobre Mário Soares e a Europa insira na caixa de pesquisa simples o termo europ*, utilizando de seguida o filtro “Arquivo Mário Soares'' e/ou “Partido Socialista“, do lado esquerdo do ecrã. Sempre que quiser pesquisar o termo Mário Soares utilize as aspas. Caso contrário, serão apresentados todos os documentos que contenham a expressão ”Mário” ou “Soares”. Da mesma forma, ao utilizar a truncatura europ* serão apresentados todos os documentos que contenham este termo na sua raiz (ex: europa, europeu, europeísta).
Pode ainda utilizar a pesquisa avançada para encontrar informação mais específica, nomeadamente ao nível do campo (pasta, título, assunto, data, observações, fundo). Os operadores booleanos (E, OU, NÃO) permitem combinar diversos termos na mesma pesquisa, refinando os resultados apresentados (ex: “Mário Soares” E “Europa”; “Europa” NOT “Europa-América”).
Se pretender realizar uma pesquisa balizada por datas extremas, utilize a pesquisa avançada e preencha os campos temporais (data inicial e data final) da seguinte forma: ano-mês-data (ex: 1974-04-25).
Sugestões de termos de pesquisa:
Adesão de Portugal às Comunidades Europeias
3. Quais os principais temas e tópicos sobre Mário Soares e a Europa disponíveis na Fundação?
Aceda a fontes textuais e iconográficas para a história da Europa e do pensamento, ação e legado de Mário Soares em relação ao projeto europeu, explorando a informação do Arquivo Mário Soares e de arquivos pessoais depositados na Fundação, produzidos no âmbito da sua luta contra a ditadura portuguesa, dos múltiplos cargos políticos que exerceu ao longo da vida e enquanto cidadão ativo que refletiu sobre a Europa.
Listamos diversas séries documentais que integram os fundos e coleções abaixo mencionados e que poderão ser relevantes para aprofundar a pesquisa e o conhecimento sobre “Mário Soares e a Europa”.
Conheça a Plataforma “Mário Soares e a Europa”
A plataforma digital "Mário Soares e a Europa" reúne conteúdos inéditos para aprofundar o conhecimento sobre a ação e o legado de Mário Soares na defesa e afirmação dos valores democráticos, de união e cooperação no contexto europeu.
Nesta plataforma encontra:
Cronologia: Faça uma viagem no tempo e percorra os principais momentos da vida de Mário Soares, com destaque para os acontecimentos sobre a Europa.
Bibliografia: Em todos os momentos da sua vida, Mário Soares escreveu intensamente. Da sua vasta e diversificada obra fazem parte livros, relatórios, discursos, artigos, prefácios, crónicas, manifestos. Conheça a sua obra, os textos sobre a Europa e o que diversos autores publicaram sobre ele.
Coleção: Explore a coleção de documentos, fotografias, vídeos e outros recursos sobre Mário Soares e a Europa que reunimos a partir do Arquivo Mário Soares.
Exposições: Conheça as duas exposições, criadas pela equipa da Fundação, que procuram dar a conhecer a ação de Mário Soares relativamente ao projeto europeu.
Mário Soares e a Europa nos arquivos
O arquivo pessoal de Mário Soares contém documentação relevante sobre temas como a aproximação da Acção Socialista Portuguesa e, posteriormente, do Partido Socialista, ao Movimento Europeu, a interlocução com a CEE durante o processo revolucionário, o processo de adesão de Portugal à CEE, desde as negociações que Mário Soares encabeçou como primeiro-ministro do I Governo Constitucional até à sua concretização, na qualidade de primeiro-ministro do IX Governo Constitucional, a construção da Europa e a integração europeia, que acompanhou enquanto Presidente da República. Para além deste arquivo, encontram-se ainda disponíveis à consulta documentos relacionados com o tema europeu pertencentes a outros arquivos, como o Arquivo Histórico do Partido Socialista.
Explore os documentos em que Mário Soares defendeu uma ideia de Europa ancorada nos valores humanistas e socialistas, desde os textos produzidos pelo jovem opositor ao Estado Novo, líder da Acção Socialista Portuguesa e, mais tarde, secretário geral do Partido Socialista, até aos textos que documentam o papel decisivo que assumiu no processo de adesão enquanto primeiro-ministro. Veja também os discursos que proferiu como presidente da República e as intervenções que fez na qualidade de deputado ao Parlamento Europeu, entre outros destaques.
Arquivo Mário Soares: II Governo Provisório; III Governo Provisório; VI Governo Provisório; I Governo Constitucional: Conselho de Ministros, Documentos sobre o processo de adesão de Portugal à CEE, Fotografias sobre o processo de adesão de Portugal à CEE; II Governo Constitucional: Primeiro ministro; IX Governo Constitucional: Primeiro ministro, Fotografias sobre o processo de adesão de Portugal à CEE.
António Guterres: Conselho Europeu.
Arquivo Histórico do Partido Socialista: Arquivo Fotográfico (organização e tratamento em curso); Órgãos Nacionais: III Congresso, Cimeira Socialista A Europa Connosco.
Catanho de Menezes: Conferência Socialista da Europa do Sul, Paris, 24 e 25 de janeiro de 1976.
Francisco Marcelo Curto: Adesão de Portugal à CEE; Integração Europeia.
Kalidás Barreto: Atividades e organizações sindicais: Comité Económico e Social
Pedro Vieira: Adesão de Portugal à CEE; Documentos do Partido Socialista.
Alguns tópicos
Comité Económico e Social
Tipologias documentais
Atas do Conselho de Ministros
4. Em destaque
Antecedentes
Manuscrito de Mário Soares para crónica no jornal República: "Fogo Solto...por Mário Soares - Estados Unidos da Europa”. Junho de 1964.
Rascunho do depoimento de Mário Soares no debate sobre a violação dos Direitos Humanos em Portugal, realizado no âmbito da 22.ª sessão do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Abril de 1970.
Rascunho de Mário Soares de artigo para o jornal Le Monde, intitulado “Portugal e a Europa”. Janeiro de 1971.
“Sou pela Europa dos Trabalhadores e não pela Europa dos Trusts”. Provas tipográficas de entrevista concedida por Mário Soares em Madrid, a 30 de abril de 1972, a um jornalista do jornal "República", com a indicação de ter sido proibida a publicação pela Censura.
Manuscrito de Mário Soares contendo ideias e sugestões para o programa do Partido Socialista: “Aproximação progressiva com a Comunidade Europeia”; “Europa dos trabalhadores, não dos trusts”. 1973.
Discurso de Mário Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, na XXIX Assembleia Geral das Nações Unidas, em 23 de Setembro de 1974.
Discursos de Mário Soares na Cimeira Socialista "A Europa Connosco". Março de 1976.
Recortes de imprensa internacional sobre a Cimeira “A Europa Connosco”. Março de 1976.
Edição do jornal Portugal Socialista dedicada à Cimeira “A Europa Connosco”. Março de 1976.
I Governo Constitucional
Discursos proferidos por Mário Soares durante a primeira e segunda ronda pelas capitais dos países membros da CEE (Londres, Dublin, Copenhaga, Roma e Vaticano, Paris, Bona, Haia, Luxemburgo, Bruxelas), entre 14 de fevereiro e 10 de março de 1977, e balanço da viagem na Assembleia da República, em 8 de março de 1977.
Discurso proferido por Mário Soares na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa com referência ao contexto político português, à adesão de Portugal ao Conselho da Europa, e à relação Portugal/Europa. 28 de abril de 1977.
Como europeu e como socialista creio firmemente na Europa. Rascunho de discurso de Mário Soares sobre os ideais europeus [presumivelmente do discurso proferido na Abertura do Ano Académico no Colégio da Europa, 3 de outubro de 1977].
Discurso do primeiro-ministro Mário Soares durante a Abertura do Ano Académico no Colégio da Europa. 3 de outubro de 1977.
IX Governo Constitucional
Discurso do Primeiro Ministro Mário Soares na Cerimónia de Assinatura do Constat d'Accord: Integração de Portugal na CEE, em Dublin. 24 de outubro de 1984.
Discurso do Primeiro Ministro Mário Soares na Cerimónia de Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, nos Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. 12 de junho de 1985.
Discurso do Primeiro Ministro Mário Soares proferido no encerramento da sessão de ratificação do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, na Assembleia da República. 10 de julho de 1985.
Presidência da República
Discurso do Presidente da República Mário Soares no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. 9 de julho de 1986.
Discurso proferido pelo Presidente da República Mário Soares na entrega do Prémio Schuman. 15 de junho de 1987.
Discurso do Presidente da República Mário Soares na III Sessão Extraordinária da Assembleia Geral da ONU consagrada ao desarmamento, em Nova Iorque. 8 de junho de 1988.
Discurso do Presidente da República Mário Soares no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, por ocasião da visita de Estado à Holanda. 3 de outubro de 1989.
Discurso do Presidente da República Mário Soares no Colóquio Internacional sobre "A Europa: Os Caminhos da Democracia e o Conselho da Europa na Arquitectura Europeia", em Estrasburgo. 18 de setembro de 1990.
5. Fale connosco
O tratamento técnico dos fundos e coleções baseia-se numa série de processos que antecedem a sua publicação, como a conservação, a reprodução, a descrição, a gestão e o acesso e que implicam uma intervenção cuidada, rigorosa, e, na maioria dos casos, morosa. Por estes motivos, nem todos os documentos depositados na Fundação estão integralmente disponíveis na Casa Comum.
Contudo, sempre que os fundos e coleções tenham sido objeto de intervenção técnica, pode aceder aos instrumentos de descrição, como inventários e catálogos, com o objetivo de recuperar informação sobre o conteúdo destes conjuntos documentais.
A informação sobre o estado de tratamento é atualizada na página de entrada de cada fundo na Casa Comum, onde se pode encontrar informação sobre o estado de tratamento.
Caso a informação disponibilizada na Casa Comum não corresponda ao que procura, disponibilizamos um serviço de apoio ao utilizador, que funciona remota e presencialmente através dos seguintes canais:
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
Endereço de e-mail: geral@fmsoares.pt
Morada: Rua de São Bento, n.º 176, 1200-821, Lisboa