Pesquisa Avançada
Instituições
Acção para o DesenvolvimentoArquivo & Museu da Resistência TimorenseArquivo Histórico de São Tomé e PríncipeArquivo Nacional de Cabo VerdeAssociação MemoriandoCasa Museu Abel SalazarFundação INATELFundação Mário SoaresInstituto de História Contemporânea FCSH/UNLInstituto Nacional de Estudos e Pesquisa, BissauMalangatana Valente NgwenyaObservatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura ECA/USPSeminário Livre de História das Ideias FCSH/UNLUnião de Mulheres Alternativa e Resposta
Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura ECA/USP
thumbs

Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura ECA/USP
O OBCOM sucede ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC), que tem sede na Escola de Comunicações e Artes da USP e se dedica a pesquisas sobre censura e liberdade de expressão nas artes e nos meios de comunicação, como jornais, rádios, e TVs, no Brasil e em outros países.
O núcleo surgiu a partir dos Projetos Temáticos de pesquisa que vêm estudando o Arquivo Miroel Silveira (AMS), acervo composto por cerca de 6200 processos de censura prévia a peças de teatro do período de 1930 a 1970.
Desde 2000, os documentos do Arquivo Miroel Silveira já foram objeto de pesquisa de três Projetos Temáticos com financiamento da FAPESP. Em 2009, foi criado o Grupo de Pesquisas do Arquivo Miroel Silveira (GPAMS) e, no final do mesmo ano, foi institucionalizado o Núcleo de Pesquisa do Arquivo Miroel Silveira (NPCC), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.
O NPCC é um grupo de natureza acadêmica e tem caráter interdisciplinar. Atua em instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa em âmbitos local, nacional e internacional.
Contactos
Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura ECA/USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 São Paulo - SP 05508-020 - Brasil


Telefone: (+351) (11) 3091 1607

obcom@usp.br

http://obcom.nap.usp.br/