Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info Audio 1

1.Visita delegação UIE às regiões libertadas da Guiné-Bissau
A delegação da União Internacional de Estudantes que foi em missão às regiões libertadas da Guiné-Bissau, a convite do PAIGC, era composta por Mikko Pyhälä (Finlândia), Krysztof Opalski (Polónia) e José Rodríguez (Venezuela), e foi guiada por Adelino Nunes Correia, militante do PAIGC e vice-presidente da UIE. A visita decorreu entre Dezembro de 1970 e Janeiro de 1971. Esta foi uma das primeiras delegações da sociedade civil ao interior da Guiné-Bissau, numa altura em que grande parte do território já era controlado pelo PAIGC.

Nota biográfica/Institucional
A União Internacional de Estudantes foi fundada a 27 de Agosto de 1946, em Praga, por organizações de estudantes de 43 países presentes no Congresso Mundial de Estudantes, na sequência de uma coligação estudantil contra o nazismo. A constituição da União Internacional de Estudantes teve como propósito a defesa dos direitos e interesses dos estudantes a nível mundial e a sua preparação para a tarefa de cidadania democrática.
O documento da sua constituição pode ser consultado aqui: http://www.stud.uni-hannover.de/gruppen/ius/constitution/index.html.