Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Mário Varela Gomes/Fotografias 25 de Abril
Coleção de fotografias de Mário varela Gomes sobre os acontecimentos de 25 de Abril de 1974, e dos dias seguintes, que puseram termo à ditadura de Salazar.
Mário Varela Gomes, à época finalista do curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, registou vários destes momentos com a sua máquina fotográfica, dos quais se salientam aqueles que se viveram no Largo do Carmo, quando população e militares cercaram o Quartel-General da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Mas as fotografias captadas pela lente de Mário Varela Gomes não se limitaram aos acontecimentos do Largo do Carmo. Ilustram igualmente a adesão generalizada da população de Lisboa, que desobedecendo às ordens para ficar em casa, desceu às ruas, exigindo que naquele dia acontecesse uma verdadeira mudança de regime político em Portugal e não um mero golpe de Estado. As imagens por ele colhidas registam também as primeiras manifestações exigindo o fim da guerra colonial, o ataque popular às instalações da comissão de censura (ou "exame prévio") e da Mocidade Portuguesa, no Palácio da Independência, e a multidão que, desde as primeiras horas, cercou as instalações da polícia política, exigindo o seu desmantelamento, e que impediu a sua continuidade.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Arquiteto, arqueólogo e professor.
Mário Varela Gomes nasceu em Lisboa, em 1949.
Licenciou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1976, e doutorou-se em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, em 2010.
Docente do Departamento de História da FCSH da UNL, membro da Academia da História, Academia Nacional de Belas-Artes e Associação dos Arqueólogos Portugueses (vice-presidente da direção).
Foi professor do mestrado em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos da FA-UTL (1992-95), do mestrado em Ecological Architecture & Heritage Studies in Biospheric Design, do San Francisco Institute of Architecture (1995) e da pós-graduação em Arqueologia e Património da FCSH da UNL.
Foi ainda coresponsável pelos primeiros levantamentos e estudos da arte rupestre de Foz Côa (1995-1998) que conduziram à sua classificação como Património da Humanidade, assessor científico para a Gruta Chauvet (França) e perito junto da Comissão Europeia para o Programa Cultura 2000 (Bruxelas).
Publicou mais de duas centenas e meia de estudos, alguns monográficos, dedicados a temas de Arqueologia, História da Arte, Etnologia ou Arquitectura, sendo coautor do manual universitário "Proto-História de Portugal" (Univ. Aberta).
Autor de projetos nas áreas do Planeamento, Arquitetura e Musealização, tendo o Museu de Silves (de colab. com M. L. Janeiro) recebido o Prémio de Defesa do Património Cultural (SEC 1992).
Em 2003, recebeu o prémio para a Arqueologia da Academia Portuguesa da História, ano em que também foi distinguido com a medalha de mérito, de prata, pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, pelos trabalhos de musealização ali efetuados.

Dimensão
1 unidade de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado