Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Daniel Ricardo
Coleção de documentos relacionados com o movimento estudantil das décadas de 1950 e 1960, na sua maior parte relativos à Crise Académica de 1962. Destaca-se um conjunto de comunicados numerados que foram produzidos pelas Associações de Estudantes, durante os meses de março a julho de 1962, bem como um grupo de fotografias que ilustram momentos das manifestações estudantis e repressão policial, durante a crise de 62, além de outras concentrações de estudantes em anos posteriores.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Jornalista.
Daniel Caldas Gomes Ricardo nasceu em Lisboa, a 5 de maio de 1941.
Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido membro da Associação Académica entre 1962-1963.
Iniciou-se no jornalismo em 1968 no jornal A Capital. Trabalhou também na revista Flama, e nos jornais O Século Ilustrado, Diário de Notícias, O Diário, Se7e e O Jornal.
Foi editor executivo da revista Visão e docente na Universidade Independente onde lecionou disciplinas na área de Ciências da Comunicação.
Integrou também o júri dos prémios Gazeta de Jornalismo, do Clube de Jornalistas, e foi membro do Secretariado da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas, do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas e presidente do Conselho Fiscal do Clube de Jornalistas.
Morreu a 13 de fevereiro de 2015.

Dimensão
2 unidades de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado