Arquivo de Notícias

Com o objectivo de manter acessíveis as informações já publicadas, juntámos nesta página as diversas notícias que foram sendo colocadas na página inicial de casacomum.org

Visite o Arquivo de Notícias


HOPE-Heritage of the People's Europe
18 e 19 de Setembro de 2012 [data de publicação original]
Fundação Mário Soares
O Projecto HOPE, que reuniu em Lisboa, estabelece uma parceria entre instituições detentoras de arquivos relevantes em matéria de história social.

O Projecto HOPE, co-financiado pela União Europeia, estabelece uma parceria entre instituições detentoras de arquivos relevantes em matéria de história social. Iniciado em Maio de 2010, o projecto tem uma duração prevista de 3 anos.
Para o efeito, foi criado um consórcio reunindo 11 arquivos de dez países europeus, 1 parceiro tecnológico e ainda a Fundação Europeana, com vista ao desenvolvimento de boas práticas em matéria de harmonização de conteúdos e definição de instrumentos de disponibilização e pesquisa na Internet. Os onze arquivos envolvidos no Projecto HOPE são todos membros da IALHI - International Association of Labour History Institutions.
Ao longo do século XX, estas instituições incorporaram documentos sobre a história dos movimentos populares e histórias de vida que ultrapassam a história oficial, reunida nos arquivos e bibliotecas nacionais.
Os arquivos das instituições que participam no Projecto HOPE constituem assim um recurso único sobre a história social dos povos da Europa, contendo registos intelectuais e materiais sobre as lutas e conflitos que marcaram a história contemporânea, expressos em documentos escritos, fotografias, cartazes, bandeiras, filmes e registos sonoros.
As bases de dados do Projecto HOPE ilustram mais de 200 anos de história da Europa: da Revolução Francesa aos primórdios da democracia, o movimento operário, outros movimentos sociais e culturais, as guerras mundiais e outros conflitos, a divisão em blocos, a unificação europeia, os principais movimentos migratórios, a desco-lonização, a globalização, as temáticas ambientais e climáticas, etc.
A crescente digitalização destes fundos documentais abriu caminho à sua disponibilização online, sendo o Projecto HOPE a viabilização desse objectivo, designadamente através da Europeana (www.europeana.eu) e do Labour History Portal (www.labourhistory.net).
Com o Projecto HOPE, mais de 880 mil objectos digitais sobre história social e do movimento operário na Europa serão disponibilizados através de diferentes canais e tornar-se-ão acessíveis para consulta e pesquisa.