teste de js

Arquivo de Notícias

Com o objectivo de manter acessíveis as informações já publicadas, juntamos nesta página as diversas notícias que foram sendo colocadas na página inicial de casacomum.org

Volte ao início

20 de fevereiro de 2017
[data de publicação original]

Editorial

Continuamos a disponibilizar documentação tratada pela Fundação na sequência de protocolos com diferentes entidades e personalidades.
Sublinhamos a importância dos documentos referentes à Casa dos Estudantes do Império (1944-1965) e ao espólio do médico e nacionalista angolano Arménio Ferreira (1920-2002), que permitem aprofundar o conhecimento de aspetos essenciais da luta anti-colonial.
Por outro lado, a documentação do político republicano Rodrigo José Rodrigues constitui um passo decisivo na compreensão de momentos marcantes da I República.


7 de janeiro de 2017
[data de publicação original]

Mário Soares

Mário Soares faleceu no dia 7 de janeiro de 2017, um mês após ter completado 92 anos. Republicano, socialista e laico, como ele próprio se definiu, Mário Soares foi até ao fim um político e um homem de cultura, em que a História e a Memória sempre marcaram a sua ação.
Deve-se-lhe o impulso, a vontade, o entusiasmo da salvaguarda, tratamento e, sobretudo, disponibilização pública destes arquivos que aqui se reúnem, destas memórias, singulares e coletivas.
Obrigado, Mário Soares!


2 de dezembro de 2016
[data de publicação original]

Revistas de Ideias e Cultura

No passado dia 5 de outubro de 2016, decorreu nas instalações da Fundação Mário Soares a apresentação do sítio Revistas de Ideias e Cultura (RIC), resultante da colaboração próxima entre o Seminário Livre de História das Ideias, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Mário Soares.
A investigação e o trabalho editorial têm vindo a contar com colaboração relevante de muitas outras instituições e entidades, nomeadamente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, da Direcção da revista Seara Nova e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


2 de dezembro de 2016
[data de publicação original]

Editorial

Continuando o trabalho desenvolvido, damos hoje especial destaque ao acesso aberto às Revistas de Ideias e Cultura, assinalando também o lançamento do respetivo site na internet.
Estamos ainda a preparar novos modos de acesso e pesquisa nos periódicos disponibilizados em casacomum.org, esperando apresentar as respetivas soluções a breve trecho.
Julgamos também útil nesta fase dos nossos trabalhos evidenciar que os dados geridos pela FMS encontram-se desde sempre online, em formato aberto, participando em repositórios internacionais como a Europeana e o Social History Portal.
Por outro lado, o portal casacomum.org, desenvolvido pela FMS e em funcionamento desde 2013, enriqueceu exponencialmente o acesso às fontes por investigadores (mais de 565.000 páginas visualizadas no decurso do corrente ano), sendo regularmente citado em numerosos trabalhos académicos.
Acresce que a incorporação sistemática de arquivos em suporte digital de outros países de língua oficial portuguesa abriu novas perspetivas de acesso, sendo hoje provenientes desses países mais de 16% dos seus utilizadores.
Este posicionamento da FMS tem contribuído para estimular o acesso à informação por parte dos cidadãos, democratizando a sua utilização, permitindo a partilha do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, possibilitando desta forma ampliar o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência.
E, neste sentido, importa sublinhar que a Ciência Aberta - objetivo assumido pelo governo português, designadamente através da Resolução de Conselho de Ministros de 24 de março de 2016 - é mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, configurando a abertura do processo científico enquanto um todo e reforçando o conceito de responsabilidade social científica.


17 de outubro de 2016
[data de publicação original]

Editorial

Trazemos hoje ao Casa Comum mais alguns milhares de páginas/imagens de documentação tratada pela Fundação Mário Soares e, também, pelo INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau.
Nesta página, o leitor encontrará informação mais detalhada sobre cada fundo hoje divulgado.
A diversidade da documentação agora divulgada é, sem dúvida, um dos traços relevantes deste Portal, esperando que os investigadores e todos os que lhe acedem possam usufruir dessa variedade.


1 de Julho de 2016
[data de publicação original]

Editorial

Disponibilizamos hoje nova documentação, designadamente de Alberto Pedroso, de Kalidás Barreto e correspondência de Bernardino Machado.
Colocamos também online o catálogo que acompanha a exposição do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro, em Cacheu, Guiné-Bissau.
Com mais estes passos, entendemos fortalecer o papel deste portal, aberto aos investigadores e ao público em geral.


29 de Fevereiro de 2016
[data de publicação original]

Documentos Casa dos Estudantes do Império

Com a presença de antigos sócios da CEI e de representantes da UCCLA, foi hoje assinado o protocolo de depósito no Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares da documentação da Casa dos Estudantes do Império (1944-1965) reunida pela Associação Casa dos Estudantes do Império.


30 de Outubro de 2015
[data de publicação original]

Editorial

Mantendo o ritmo de incorporação de documentos em casacomum.org, abrimos hoje mais um capítulo da história contemporânea, com a inclusão de cerca de 600 documentos do fundo António Arnao Metello, especialmente relevantes em matéria da descolonização.
Continuamos, por outro lado, a disponibilizar nova documentação, designadamente do Arquivo da Resistência Timorense e de Alberto Pedroso - prosseguindo assim o respetivo tratamento e disponibilização pública.
Assinalamos ainda a publicação do levantamento dos documentos referentes às ex-colónias portuguesas existentes no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, e retomamos também a referência ao trabalho desenvolvido pela ssociação Tchiweka de Documentação, de Angola, que apresentará a 7 de novembro, em ante-estreia, o documentário "Independência" produzido com a produtora Geração 80, um dos resultados finais do trabalho realizado ao longo destes seis últimos anos no quadro do Projeto "Angola – Nos Trilhos da Independência".


30 de Outubro de 2015
[data de publicação original]

Ante-estreia do documentário "Independência"

A 7 de Novembro, a Associação Tchiweka de Documentação apresentara em ante-estreia o Documentário "Independência" produzido com a produtora Geração 80, um dos resultados finais do trabalho realizado ao longo destes seis últimos anos no quadro do Projecto "Angola – Nos Trilhos da Independência".


30 de Outubro de 2015
[data de publicação original]

António Arnao Metello

A Fundação Mário Soares coloca hoje à consulta o fundo documental de António Arnao Metello, depositado por doação da sua filha, Leonor Metello.


3 de setembro de 2015
[data de publicação original]

José Tristão de Bettencourt

Foram hoje entregues ao Arquivo Histórico de Moçambique os originais e as cópias em suporte digital dos documentos José Tristão de Bettencourt, que exerceu as funções de Governador-Geral de Moçambique entre 1940-1946.
O espólio de José Tristão de Bettencourt foi adquirido por intermédio do Prof. Doutor José Mariano Gago e do Dr. Luís Almeida Gomes, sendo depositado na Fundação Mário Soares, que o reproduziu digitalmente e procedeu à sua descrição e classificação.
Na cerimónia de entrega esteve presente o embaixador de Portugal em Maputo.


20 de Agosto de 2015
[data de publicação original]

Editorial

Há 40 anos, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique ascendiam à independência, encerrando um longo ciclo de dominação colonial. A Guiné-Bissau já proclamara unilateralmente a sua independência a 24 de Setembro de 1973 e Timor-Leste, embora a tivesse proclamado a 28 de Novembro de 1975, viria a sofrer a invasão indonésia e uma sanguinária ocupação, só restaurando a sua independência em 20 de Maio de 2002.
Chegava assim ao fim o império colonial português, minado pelas lutas de emancipação dos povos sob dominação colonial, que conduziram à derrota da ditadura em 25 de Abril de 1974.
Casacomum.org é uma plataforma essencial para conhecer e estudar muitos aspetos dessas realidades, documentados em diversos fundos aqui disponibilizados.
Abrimos hoje um dossier sobre os 40 anos das Independências, convidando os leitores a aprofundar o conhecimento da documentação exposta, cumprindo mais uma vez os objetivos de acesso e divulgação que nos propusemos.


20 de Agosto 2015
[data de publicação original]

Alberto Pedroso

Iniciamos hoje a disponibilização dos documentos de Alberto Pedroso, ainda em tratamento.
Nascido a 7 de Abril de 1930, faleceu em 1 de Janeiro de 2011. Estudou na Escola Comercial Veiga Beirão e no Instituto Comercial de Lisboa, tornando-se técnico de contas.
Resistente antifascista, participou activamente em actividades de oposição ao regime, desenvolvendo intensa actividade de dinamização cultural. Colaborou em numerosos jornais e revistas e editou estudos sobre personalidades marcantes da vida cultural e política portuguesa.


20 de Agosto de 2015
[data de publicação original]

António Rita-Ferreira

A Fundação Mário Soares tem vindo a tratar um conjunto documental com origem em António Rita-Ferreira (1922-2014), importante etno-historiador e funcionário colonial português, que viveu e dedicou grande parte da sua vida a Moçambique. A documentação foi cedida pelo seu filho Filipe Rita-Ferreira.
Este fundo documental, com a dimensão de 2,88 metros lineares (correspondentes a 32 pastas de arquivo), é constituido por diferentes tipologias documentais, de variadas temáticas, destacando-se o núcleo relacionado com a actividade científica de Rita-Ferreira, onde se incluem alguns inéditos, bem como inúmeras separatas e estudos de outros autores, alguns raros e difíceis de localizar. Igualmente de nota é o núcleo relacionado com a sua actividade profissional, que constitui, estamos em crer, um verdadeiro fresco de mais de 30 anos de vida da então colónia.


20 de Agosto de 2015
[data de publicação original]

Negociações de Londres com o PAIGC

Apresentamos hoje um conjunto de registos sonoros, disponibilizados pelo jornalista Adelino Gomes, captados durante as negociações de Londres, que decorreram de 25 e 31 de Maio de 1974, entre Portugal e o PAIGC para definir os termos das independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Sublinhamos as declarações de Pedro Pires, líder da delegação do PAIGC, e de Manuel Monge, um dos militares que assessorou a delegação portuguesa.


20 de Agosto de 2015
[data de publicação original]

Tuba Rai Metin

Pode aceder online à gravação de 154 programas e entrevistas difundidos por Tuba Rai Metin e entregues ao Arquivo & Museu da Resistência Timorense pela USAid em Timor-Leste.


8 de Maio de 2015
[data de publicação original]

Editorial

Após uma breve interrupção, disponibilizamos a partir de hoje novos documentos, designadamente dos fundos António Gato Pinto, Bernardino Machado, Fernando Rosas, Francisco Marcelo Curto, Manuel Mendes, Mário Pinto de Andrade e Vasco Vieira de Almeida.
Crescem deste modo as fontes disponibilizadas pela plataforma casacomum.org, continuando a prestar esse serviço à comunidade.
Assinalamos igualmente nesta data o 70.º aniversário da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial e o os 50 anos do encerramento pela PIDE da Casa dos Estudantes do Império.
Daremos proximamente notícia detalhada sobre o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, inaugurado em Lisboa no passado dia 25 de Abril de 2015.


8 de Maio de 2015
[data de publicação original]

Casa dos Estudantes do Império - 50.º aniversário do seu encerramento pela PIDE

A Casa dos Estudantes do Império desempenhou um papel essencial na consciencialização dos estudantes africanos que se encontravam em Portugal.
Criada em 1954, para controlar e enquadrar esses estudantes, tornou-se rapidamente um local de afirmação cultural, cívica e política que os preparou para a luta pelas independências dos respetivos países.
Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Lúcio Lara, Fernando França Van Dúnem, Joaquim Chissano, Pascoal Mocumbi, Pedro Pires, Onésimo Silveira, Francisco José Tenreiro, Alda do Espírito Santo, Vasco Cabral, Pepetela, Alda Lara e muitos outros tiveram papel importante nesse percurso.
Foi por isso a CEI alvo de apertada vigilância da polícia política portuguesa (sócios presos, a sede invadida pela PIDE, ficheiros e livros de contas apreendidos, iniciativas culturais proibidas), que culminou na sua invasão pela PIDE e a sua extinção em 6 de Setembro de 1965.


8 de Maio de 2015
[data de publicação original]

As manifestações em Portugal

Logo que foi conhecida a capitulação nazi, as ruas de Lisboa e Porto encheram-se de manifestantes celebrando a vitória dos Aliados e, obviamente, a derrota dos regimes a que Salazar esteve ligado. É bem conhecido o episódio do pau de bandeira sem bandeira, pois aí deveria estar a da União Soviética. Neses dias, os jornais apareciam com Salazar fotografado com o embaixador ... britânico. Mas, no dia 3 de maio, após se conhecer a morte de Hitler, o panorama era bem diferente.


15 de Dezembro de 2014
[data de publicação original]

Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

Celebrando o 45.º aniversário do AHSTP, vai-se realizar uma exposição em S. Tomé sobre a relevância desse Arquivo e, simultaneamente, estamos a disponibilizar documentação que ilustra a enorme riqueza documental dos seus fundos, estando designadamente já revista a colecção do jornal "Revolução" (1975-1988).


15 de Dezembro de 2014
[data de publicação original]

Editorial

Abrem-se hoje à consulta mais de 3.000 imagens do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe, no âmbito das comemorações do 45.º aniversário da sua criação.
Conforme já anunciado, colocámos também entretanto à consulta novos documentos, destacando-se os de Manuel Mendes e de Viriato da Cruz.


27 de Novembro de 2014
[data de publicação original]

Proclamação unilateral da Independência da República Democrática de Timor-Leste

Escute a intervenção de Xavier do Amaral na cerimónia da Proclamação da Independência (Documento oferecido por Anya Dettman ao Arquivo & Museu da Resistência Timorense)


12 de Novembro de 2014
[data de publicação original]

Editorial

Conforme já anunciado, colocamos hoje à consulta novos documentos, destacando os de Manuel Mendes e de Viriato da Cruz.
Ao mesmo tempo, damos notícia do projecto “Angola – Nos Trilhos da Independência”, iniciado a 5 de Janeiro de 2010 pela Associação Tchiweka de Documentação, sob a direcção de Paulo Lara.


12 de Novembro de 2014
[data de publicação original]

Manuel Mendes

Dando seguimento a um trabalho longo de tratamento deste fundo, em colaboração com o MNAC-Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, estamos a disponibilizar documentos do artista e escritor progressista Manuel Mendes.


12 de Novembro de 2014
[data de publicação original]

Viriato da Cruz

Está já tratada a documentação reunida por Monique Chajmowiez referente à correspondência trocada com Viriato da Cruz em Pequim – que hoje disponibilizamos.


12 de Novembro de 2014
[data de publicação original]

Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

Celebrando o 45.º aniversário do AHSTP, iremos disponibilizar documentação que ilustra a enorme riqueza documental dos seus fundos, estando designadamente já revista a colecção do jornal "Revolução" (1975-1988).


12 de Novembro de 2014
[data de publicação original]

Angola - Nos Trilhos da Independência

O projecto "Angola – Nos Trilhos da Independência", iniciado a 5 de Janeiro de 2010 pela Associação Tchiweka de Documentação, sob a direcção de Paulo Lara, conta até ao momento com mais de 670 entrevistas, totalizando cerca de 900 horas em suporte audiovisual.
Essas entrevistas envolveram combatentes da libertação muitos vezes ditos "anónimos" (guerrilheiros, mulheres e aqueles que na época eram ainda crianças) das diferentes organizações políticas, com múltiplas origens étnicas e de diferentes credos religiosas, e também dirigentes dos movimentos de libertação. Estenderam-se, por outro lado, além de Angola, designadamente Cabo Verde, Cuba, França, Ghana, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Zâmbia, envolvendo entrevistas em 11 línguas diferentes.


17 de Outubro de 2014
[data de publicação original]

Editorial

O crescimento dos fundos documentais em tratamento obrigou a uma reprogramação deste portal.
Estamos agora em condições de anunciar a disponibilização de documentação relevante que será colocada online brevemente.
Do mesmo modo, estão já em desenvolvimento acções de promoção deste portal, tendo especialmente em vista uma sua divulgação cada vez maior.
Continuamos a confiar na utilização intensiva de casacomum.org, abertos também às críticas e sugestões dos nossos leitores.


17 de Outubro de 2014
[data de publicação original]

Viriato da Cruz

Está já tratada a documentação reunida por Monique Chajmowiez referente à correspondência trocada com Viriato da Cruz em Pequim.
Brevemente, será disponibilizada em casacomum.org um espólio muito importante deste revolucionário africano.


17 de Outubro de 2014
[data de publicação original]

Arménio dos Santos Ferreira

Prestando homenagem a este nacionalista angolano, casacomum.org colocará em breve à disposição dos leitores elementos fundamentais da sua acção militante.


17 de Outubro de 2014
[data de publicação original]

Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

Celebrando o 45.º aniversário do AHSTP, iremos disponibilizar documentação que ilustra a enorme riqueza documental dos seus fundos.


17 de Outubro de 2014
[data de publicação original]

Manuel Mendes

Dando seguimento a um trabalho longo de tratamento deste fundo, em colaboração com o MNAC-Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, serão gradualmente disponibilizados documentos do artista e escritor progressista Manuel Mendes.


2014-07-23
[data de publicação original]

Arquivo & Museu da Resistência Timorense

A institucionalização pelo Conselho de Ministros da República Democrática de Timor-Leste do Arquivo & Museu da Resistência Timorense criou novas condições para o prosseguimento dos trabalhos de tratamento e disponibilização pública do Arquivo da Resistência Timorense, encontrando-se já online mais de 18.000 documentos, reunindo mais de 113.000 objectos digitais.


2014-06-23
[data de publicação original]

Editorial

Assinalamos o dia em que se reúne em Dili, Timor-Leste, a X Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
O projecto casacomum.org foi desenvolvido pela Fundação Mário Soares em articulação com diversos outros arquivos de países de língua portuguesa e constitui hoje um repositório funcional de acesso aberto a milhares de documentos de interesse histórico relevante.
A sua manutenção e desenvolvimento exige meios humanos, técnicos e financeiros que temos assegurado de acordo com uma programação rigorosa, com vista ao seu crescimento sustentável.
Por outro lado, as acções de cooperação internacional que estão na base do projecto encontram-se hoje ameaçadas pela situação política e económica que se tem vivido em Portugal e pela ausência de perspectivas sólidas para o prosseguimento de uma política cultural e científica coerente.
Sempre recusámos capitular perante o clima instigado do “vale tudo” e do “salve-se quem puder” e sempre defendemos a cooperação entre instituições e pessoas que possam desenvolver projetos viáveis e com futuro.
Fala-se muito da língua portuguesa mas o certo é que o projecto casacomum.org - que é uma plataforma de arquivos de língua portuguesa - não está ainda suficientemente divulgado.
O fortalecimento do projecto e a sua divulgação, designadamente nas universidades e escolas, com especial incidência nos diferentes países de língua portuguesa, constituem, por isso, objectivos centrais da nossa actividade.
23 de Julho de 2014


2014-04-19
[data de publicação original]

A Revolução está na rua

Ruas de Lisboa

Fotografias de Alfredo Cunha, Carlos Gil, Eduardo Gageiro e Mário Varela Gomes. Exposição, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da Fundação Mário Soares, que assinala os locais mais emblemáticos da Revolução, com fotografias impressas em telão gigante, recuperando a memória fotográfica do 25 de abril de 1974.


2014-04-19
[data de publicação original]

Editorial

Assinalamos o 40.º aniversário do 25 de Abril de 1974.
Assinalamos a vitória sobre a ditadura que, durante quase meio século, oprimiu Portugal e os povos sob domínio colonial.
Assinalamos o entusiasmo e a esperança que partilhámos.
Assinalamos as mudanças fundamentais que ocorreram nos nossos países.
Assinalamos a consciência crítica da situação que hoje vivemos, seguros de que saberemos alcançar melhores tempos.


2014-04-19
[data de publicação original]

25 de Abril online

Conheça a cronologia, sons, documentos e a localização dos principais momentos do 25 de Abril de 1974.


2014-04-19
[data de publicação original]

Fotografias do 25 de Abril

Aceda a uma selecção de fotografias marcantes do 25 de Abril de 1974:
- Alfredo Cunha
- Carlos Gil
- Mário Varela Gomes


2014-03-24
[data de publicação original]

Editorial

Damos hoje um passo significativo neste portal, ao recuperar e disponibilizar ao público um dos documentos históricos mais relevantes da resistência ao regime fascista.
Trata-se das listas de assinaturas de quantos assim manifestaram a sua adesão às resoluções aprovadas na sessão pública realizada no Centro Escolar Republicano Almirante Reis, em Lisboa, a 8 de Outubro de 1945, em que foi criado o Movimento de Unidade Democrática (MUD).
Caídas nas mãos do Ministério do Interior e logo entregues à PIDE, as chamadas "Listas do MUD" constituiram, durante quase trinta anos, uma das referências persecutórias da polícia política, que organizou fichas de todos os signatários, carimbando e numerando todas as folhas preenchidas.
Recuperadas pela intervenção do Dr. Emílio Ricon Peres, as "Listas do MUD" aqui estão para conhecimento de quantos se interessam pela memória dos combates travados contra a ditadura.


2014-03-24
[data de publicação original]

Listas do MUD

As "Listas do MUD" agora recuperadas e disponibilizadas em casacomum.org são constituídas por um total de 2.605 listas numeradas, integrando 57.131 assinaturas, recolhidas em menos de um mês de actividade do Movimento de Unidade Democrática, nas difíceis condições em que (não) se exerciam em Portugal os mais elementares direitos cívicos.
Mantivemos a organização exacta das pastas que continham as referidas "Listas" e, embora com eventuais inconvenientes de rapidez de acesso, entendemos não separar as respectivas folhas, indicando em cada pasta o número de assinaturas delas constantes.
Gradualmente, procederemos também à referenciação de uma selecção de personalidades, indicando a respectiva localização.


2014-03-10
[data de publicação original]

Editorial

Mais um passo em frente. De acordo com a programação desenhada para o enriquecimento deste portal, colocamos à consulta o arquivo pessoal de José da Felicidade Alves, constituído por mais de 3.700 documentos.
Outros importantes fundos documentais irão ser proximamente disponilizados, continuando assim a política de acesso livre que sempre temos defendido.


2014-01-11
[data de publicação original]

Felicidade Alves

Está disponível a partir de agora, em casacomum.org, o arquivo pessoal de José da Felicidade Alves, entregue à Fundação Mário Soares pela sua viúva Elisete Alves, em estreita colaboração com os seus amigos Abílio Tavares Cardoso e João Salvado Ribeiro.
No dia 11 de Março de 2014, procede-se à apresentação pública do tratamento deste relevante arquivo pessoal.


2014-01-10
[data de publicação original]

Um ano depois

O portal casacomum.org foi apresentado publicamente há um ano, em 11 de Janeiro de 2013.
Desenvolvido internamente, esta plataforma permitiu avançar com novas capacidades de disponibilização de numerosos fundos documentais, quer da Fundação Mário Soares, quer de outras instituições, ultrapassando um milhão e quinhentos mil objectos digitais.
Desde então, têm crescido os acessos ao portal e, bem assim, tem-se diversificado a origem desses acessos, evidenciando a relevância da criação de uma comunidade de arquivos em língua portuguesa na internet.
Neste 1.º aniversário, fornecemos aos utilizadores uma nova ferramenta, que lhes permite criar a sua própria lista de documentos selecionados, garantindo acessos futuros diretos, sem necessidade de prolongadas pesquisas (ver caixa).
Do mesmo modo, colocamos agora à consulta os primeiros 57 números do Diário da Manhã, jornal criado em 1931 e que se assumiu como órgão da União Nacional (ver caixa).
Está também em curso a finalização de dois importantes espólios documentais, cuja entrada online se prevê próxima.


2014-01-10
[data de publicação original]

Diário da Manhã

Disponibilizamos hoje os primeiros 57 números do Diário da Manhã, jornal de doutrina política e de grande informação, dirigido por Domingos Garcia Pulido.
Iniciou a sua publicação em 4 de Abril de 1931, afirmando-se "jornal republicano", "independente de seitas e facções, superior à intriga dos corrilhos e liberto de sectarismos de grupo", assumindo-se mais tarde como órgão da <<União Nacional>>, que fora constituída em 30 de Junho do ano anterior.


2014-01-10
[data de publicação original]

Lista de Documentos Selecionados


Podem os nossos utilizadores recorrer, a partir de agora, a uma ferramenta de listagem de documentos por si seleccionados. Para tal, basta clicar no alfinete colocado junto de cada documento: os respectivos dados vão sendo incluídos numa lista, que apresenta, do lado esquerdo, a hipótese de imprimir e, também, a de guardar - devido à variedade de sistemas existentes, esta segunda hipótese exigirá frequentemente o uso do botão direito do rato e a função "guardar como...".
Esperamos que esta nova funcionalidade possa contribuir para um melhor conhecimento e estudo dos fundos documentais disponibilizados.


2014-01-10
[data de publicação original]

25 de Abril de 1974 - 40 anos

No próximo mês celebra-se o 40.º aniversário do 25 de Abril de 1974. O portal casacomum.org assume a sua responsabilidade nesse âmbito, preparando textos, fotografias e uma cronologia desses dias de esperança.
Portugal viveu quase 50 anos em ditadura. Com censura, tribunais de excepção, prisões e deportações, tortura, assassinatos políticos, farsas eleitorais, uma polícia política omnipresente e impune, sendo os últimos 13 anos marcados ainda pela guerra colonial.
Foi por tudo isso que o 25 de Abril de 1974 foi júbilo e sonho de realizações. Traduziu-se em Descolonização, Democracia, e Desenvolvimento. E, sobretudo, foi obra colectiva, que ultrapassou em muito os sonhos de cada um.
Hoje, confinados a uma situação de negação diária do que o país e os cidadãos alcançaram nestes quarenta anos, importa, ainda mais, comemorar a Revolução de Abril, seguros dos seus valores, não apenas com referência a Portugal mas também para todos os povos que estavam submetidos ao domínio colonial.


18 de Novembro 2013
[data de publicação original]

Videos da Resistência Timorense (resi kasa)

Apresentamos hoje um pequeno conjunto de registos audiovisuais, de grande relevância documental, designadamente sobre a actividade clandestina e sobre as reuniões de dissolução do CNRT, em 2001, em Dili. Foram entregues por Augusto Borges (Resi Kasa), colaborador da Zona Autónoma de Dili/ODIR Zebra Celeiro.


18 de Novembro de 2013
[data de publicação original]

Editorial

No âmbito do trabalho desenvolvido com o Arquivo da Resistência Timorense, disponibilizamos, a partir de hoje, novos e relevantes documentos audiovisuais relativos à transição para a restauração da independência.
Estamos entretanto a preparar novas séries documentais que enriquecerão esta plataforma.


19 de Outubro de 2013
[data de publicação original]

Editorial

Continua o trabalho. O projecto casacomum.org está a criar novas capacidades de acesso a documentação relevante de História Contemporânea. E estamos a desenvolver instrumentos de reforço do papel dos investigadores.
Colocamos hoje online nova documentação referente a Angola e a São Tomé e Príncipe, ampliando ainda mais a natureza deste portal.


19 de Outubro de 2013
[data de publicação original]

Campanha do Cuamato, 1907

O álbum fotográfico intitulado "Campanhas do Cuamato de 1907 - Grande Guerra 1914-1915" foi organizado por José de Almeida "Pesca-Rãs", com a data de 1937. Inclui fotografias de dois momentos da ocupação portuguesa no Sul de Angola (território dos Ovambos) protagonizados por Alves Roçadas, a Campanha do Cuamato (1907) e o Combate de Naulila (1914).
Trata-se de um documento de grande valor testemunhal que Sérgio Carvalhão Duarte entregou à Fundação Mário Soares e que hoje abrimos ao público.


19 de Outubro de 2013
[data de publicação original]

Jaime Morais (1882-1973)

Aceda a um conjunto documental essencialmente fotográfico, maioritariamente relativo ao período em que Jaime de Morais desempenhou os cargos de secretário geral do Governo da Província de Angola (Janeiro de 1911 a Fevereiro de 1912), governador do Distrito do Congo (Janeiro de 1914) e governador-geral interino de Angola (1917).


19 de Outubro de 2013
[data de publicação original]

São Tomé e Príncipe - Equador

Aceda a uma colecção do jornal "O Equador", que se publicou em S. Tomé e Príncipe entre 31 de Julho de 1926 pelo menos até Dezembro de 1927, editado por Hygino J. Assumpção e dirigido por António José Monteiro Filipe.
Conheça 189 fotografias e postais relativas àquela então colónia portuguesa, datando também do primeiro quartel do século XX.


19 de Julho de 2013
[data de publicação original]

Editorial

Prosseguindo o nosso trabalho, continuamos a disponibilizar aos leitores deste portal de arquivos de língua portuguesa documentação de significativo interesse histórico.
Entretanto, o contacto dos visitantes deste portal, as suas dúvidas e sugestões, tem contribuído para avançarmos algumas melhorias no seu acesso.
A questão do acesso – a clareza e eficácia das suas ferramentas – é, para nós, uma questão essencial, que tem merecido a melhor atenção, esperando, a breve trecho, apresentar novos desenvolvimentos.
Nesta data, disponibilizamos, designadamente, novos instrumentos de acesso ao Diário de Lisboa, a coleção do jornal Combate e um Diário da Guiné (1921-1924), da autoria do Capitão Aurélio Augusto de Azevedo, além de documentação diversa.


19 de Julho de 2013
[data de publicação original]

Projeto HOPE

Casa Comum disponibiliza aos leitores o acesso a milhares de documentos fundamentais da História Social da Europa – reunidos no âmbito do Projeto HOPE - Heritage of People’s Europe, em que a Fundação Mário Soares participou.


19 de Julho de 2013
[data de publicação original]

Combate

O jornal "Combate" publicou-se em Portugal entre Junho de 1974, e Fevereiro de 1978, assumindo os seus organizadores como objetivo "produzir um jornal não-doutrinário que relatasse as ocupações e as experiências de autogestão."
Facultamos aqui a sua coleção integral (51 números).


19 de Julho de 2013
[data de publicação original]

Diário da Guiné (1921-1924)

Colocamos à consulta "O meu Diário da Guiné (1921-1924)", da autoria do Capitão Aurélio Augusto de Azevedo (1898-1974), depositado por sua filha, Maria Laura Azevedo Pereira. A referida documentação inclui cartas, impressões pessoais, recortes de imprensa, folhetos e materiais diversos.


19 de Julho de 2013
[data de publicação original]

Publicações

Conheça as Atas dos Cursos Livres de História Contemporânea e aceda à colecção Cadernos Democráticos, ambas disponíveis na Biblioteca Digital de Casa Comum.


6 de Maio de 2013
[data de publicação original]

Editorial

Este portal continua a crescer, fornecendo novos acessos aos utilizadores.
A partir de 19 de Abril, disponibilizámos o acesso a mais de meio milhão de documentos fundamentais da História Social da Europa – reunidos no âmbito do Projeto HOPE–Heritage of People’s Europe, em que a Fundação Mário Soares participou. Proximamente, serão ainda aperfeiçoados os respectivos instrumentos de pesquisa.
Hoje, entram também online cerca de 15.000 páginas de jornais de Timor-Leste, no âmbito de um protocolo firmado entre o Arquivo & Museu da Resistência Timorense e a Timor Telecom.
Por outro lado, disponibilizamos cartazes e documentos de diversas organizações políticas nacionais e estrangeiras.
Outras iniciativas estão em fase de acabamento e delas daremos próxima informação.


6 de Maio de 2013
[data de publicação original]

Cartazes Políticos

Publicamos hoje alguns cartazes de diferentes origens, dando assim continuidade à divulgação de aspectos significativos da iconografia política.
Também na documentação disponibilizada no projeto HOPE pode aceder a numerosos exemplos de cartazes de organizações políticas, sindicais e cívicas europeias.


19 de Abril de 2013
[data de publicação original]

Documentação do projeto HOPE

A partir de hoje, Casa Comum disponibiliza aos leitores o acesso a milhares de documentos fundamentais da História Social da Europa – reunidos no âmbito do Projeto HOPE – Heritage of People’s Europe, em que a Fundação Mário Soares participou.
Através da página HOPE do Casa Comum pode pesquisar todos esses materiais e aceder aos arquivos que os organizaram e disponibilizaram.


8 de Abril de 2013
[data de publicação original]

Editorial

Ampliamos, mais uma vez, os documentos disponíveis através de casacomum.org, continuando a reforçar diversas vertentes dos arquivos parceiros desta iniciativa.
Hoje, abrimos também ao público mais de 3.000 páginas de significativa relevância sobre o nosso tempo, as ideias e os momentos que o marcaram: por um lado, as Actas dos Cursos Livres de História Contemporânea, organizados em parceria pela FMS e pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e, por outrolado, a Colecção Cadernos Democráticos, editada pela FMS com a Gradiva.
A contextualização dos documentos de arquivo constitui um importante passo no acesso dos investigadores e do público em geral aos fundos disponibilizados – orientação que pretendemos reforçar proximamente.


8 de Abril de 2013
[data de publicação original]

Cadernos Democráticos

Esta Colecção, editada entre 1998 e 2002 pela Fundação Mário Soares e a Gradiva Publicações, Lda, pretendeu divulgar junto de um vasto público temas de grande atualidade, respondendo também ao interesse de um público alargado, que privilegiou os jovens.


8 de Abril de 2013
[data de publicação original]

Atas dos Cursos Livres de História Contemporânea

O Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Mário Soares têm organizado, desde 1998, Cursos Livres de História Contemporânea. A partir de hoje, as Atas já publicadas encontram-se disponíveis na Biblioteca Digital de Casa Comum.


2013-03-08
[data de publicação original]

Grândola, Vila Morena

Disponibilizamos hoje aos nossos leitores/ouvintes a gravação integral de Grândola Vila Morena, da autoria de José Afonso, tal como foi transmitida no programa "Limite" da Rádio Renascença na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, como confirmação do início das operações militares que levaram ao derrube da ditadura fascista.


2013-03-08
[data de publicação original]

8 de Março

Assinalamos o Dia Internacional da Mulher com uma fotografia de um protesto das trabalhadoras da fábrica MESSA de máquinas de escrever, cuja greve, com ocupação dos locais de trabalho, ocorreu logo em Maio de 1974 (fundo UMAR-União de Mulheres Alternativa e Resposta).


8 de Março de 2013
[data de publicação original]

Editorial

Conforme programado, estamos a incluir novos documentos nesta plataforma, garantindo uma periodicidade mensal de atualização dos fundos disponibilizados. Ao mesmo tempo, a página inicial e os destaques serão atualizados semanalmente.
Hoje, queremos chamar a especial atenção dos nossos leitores para a documentação de António Gato Pinto e para o início da colocação online dos documentos depositados na Fundação Mário Soares por Alberto Arons de Carvalho e, bem assim, para a gravação original da senha do 25 de Abril de 1974.


11 de Fevereiro de 2013
[data de publicação original]

Editorial

Prossegue a inclusão de nova documentação em casacomum.org, correspondendo ao interesse manifestado por muitas instituições e investigadores.
Apresentamos hoje, em destaque, as imagens e documentos da Colecção Fundação Mário Soares/António Pedro Vicente, especialmente relevante em matéria da iconografia do início do século XX, designadamente de propaganda republicana.


11 de Fevereiro de 2013
[data de publicação original]

O Massacre de Batepá, 60 anos depois

Em Fevereiro de 1953, a população de São Tomé e Príncipe foi vítima da violenta repressão por parte dos colonos e das autoridades, que causou centenas de mortos – ficou conhecido como o Massacre de Batepá.


2013-02-08
[data de publicação original]

A Sementeira

Fruto da colaboração com o Seminário Livre de História das Ideias e com o Instituto de Ciências Sociais, apresentamos a revista anarquista “A Sementeira”, editada em Lisboa pelo operário arsenalista Hilário Marques, que se publicou entre Setembro de 1908 e Agosto de 1919, com uma suspensão entre Março de 1913 e Dezembro de 1915.


2013-02-08
[data de publicação original]

25 de Abril - fotografias de Alfredo Cunha

Conheça as imagens que o fotógrafo Alfredo Cunha realizou no dia 25 de Abril de 1974, com legendas de Adelino Gomes.


20 de Janeiro de 2013
[data de publicação original]

Arquivo Amílcar Cabral na Internet

No dia 20 de Janeiro de 2013, 40.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, é disponibilizado em Casa Comum o Arquivo Amílcar Cabral.


2013-01-20
[data de publicação original]

Amílcar Cabral, um agrónomo antes do seu tempo

Carlos Schwarz, agrónomo e dirigente da AD-Acção para o Desenvolvimento, Guiné-Bissau, escreveu, em Novembro de 2012, o texto que apresentamos, intitulado "Amílcar Cabral, um agrónomo antes do seu tempo". No 40.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, sublinhamos a importância deste texto.


20 de Janeiro de 2013
[data de publicação original]

Editorial

No dia 11 de Janeiro apresentámos publicamente o portal www.casacomum.org, que mereceu o interesse de muitos investigadores e da imprensa.
Entramos agora numa nova fase: consolidar o que existe, melhorar a organização do portal e enriquecê-lo periodicamente com novos fundos documentais e dados de contextualização, acolhendo ainda sugestões e críticas dos visitantes.
Assinalando o 40.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, abrimos hoje em www.casacomum.org o seu arquivo, tal como foi possível recuperá-lo com a colaboração das autoridades da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, sendo posteriormente tratado pela Fundação Mário Soares – trata-se de um momento significativo desta nossa aposta, disponibilizando ao público e aos investigadores documentação de grande relevância e maioritariamente inédita.


2013-01-20
[data de publicação original]

Entrevista com Amílcar Cabral

Veja um excerto da entrevista com Amílcar Cabral, realizada por Isidro Romero, para o programa "Point contrepoint", em 11 de Novembro de 1969, utilizada por Diana Andringa na série Geração de 60, emitida pela RTP.


2012-12-27
[data de publicação original]

Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

Realizou-se uma nova missão de cooperação com o AHSTP, que realizou assinaláveis progressos na digitalização dos seus importantes fundos documentais e fotográficos.


28 de Novembro de 2012
[data de publicação original]

Centenário da Revolta de Manufahi

Same, distrito de Manufahi, Timor-Leste

No dia 28 de Novembro, dia da Proclamação unilateral da Independência de Timor-Leste, em 1975, realizaram-se em Same, distrito de Manufahi, as comemorações do Centenário da Revolta dirigida por Dom Boaventura da Costa Souto Maior.
Conheça uma breve cronologia desses acontecimentos


12 de Novembro de 2012
[data de publicação original]

Exposição em Díli

Sala de Exposições Temporárias do Arquivo & Museu da Resistência Timorense

Organizada em Dili, na Sala de Exposições Temporárias do Arquivo & Museu da Resistência Timorense, uma exposição sobre o Massacre de Santa Cruz e a missão do Lusitânia Expresso. A exposição foi realizada pela Fundação Mário Soares, em colaboração com o Comité 12 de Novembro e a Missão Paz em Timor/Lusitânia Expresso.


25 e 26 de Outubro de 2012
[data de publicação original]

I Encontro Anual de Arquivos Contemporâneos - "Entre Paradigmas: da Custódia ao Labirinto"

Edifício I&D da FCSH, Sala Multiusos 3, Piso 4 (Lisboa)

Com este 1.º Encontro iniciou-se um projecto que visa congregar especialistas em Arquivos, Bibliotecas e Museus numa época de transformações profundas e transversais, quer a nível nacional, quer sobretudo a nível global.


De 19 a 22 de Setembro de 2012
[data de publicação original]

IALHI-International Association of Labour History Institutions

Fundação Mário Soares

A reunião em Lisboa, na Fundação Mário Soares, da 43.ª Conferência Anual da IALHI (International Association of Labour History Institutions - Associação Internacional de Instituições de História do Trabalho), em que participam 37 organizações, constitui um momento marcante de intercâmbio de experiências e de projectos.


18 e 19 de Setembro de 2012
[data de publicação original]

HOPE-Heritage of the People's Europe

Fundação Mário Soares

O Projecto HOPE, que reuniu em Lisboa, estabelece uma parceria entre instituições detentoras de arquivos relevantes em matéria de história social.


12 de setembro de 2012
[data de publicação original]

Arquivo Histórico de S. Tomé e Príncipe na internet

O Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe iniciou a sua presença na internet, prevendo-se, a curto prazo, a disponibilização de alguns dos seus fundos documentais.


2012-09-01
[data de publicação original]

Projecto Bolama

Salvar e disponibilizar a documentação de Bolama, antiga capital da Guiné (1879-1941).


2012-09-01
[data de publicação original]

10 anos em Timor-Leste

Mais de 10 anos de trabalho na salvaguarda e disponibilização dos fundos documentais do Arquivo da Resistência Timorense.


Agosto de 2012
[data de publicação original]

Missão em Cabo Verde

Dando continuidade a trabalhos anteriores, a Fundação Mário Soares e o Arquivo Nacional de Cabo Verde realizaram em Agosto de 2012 nova acção de cooperação. Está agora em ultimação uma exposição sobre as fomes em Cabo Verde.