teste de js


Periódicos


Estão disponíveis no portal casacomum.org mais de 31.465 edições completas de variados periódicos (além do Diário de Lisboa, com mais de 30.000 edições – pesquisáveis através de interface específico) existem ainda 1.384 edições completas de periódicos legais e clandestinos), mas essas edições encontram-se espalhadas por inúmeros fundos e tornam-se por vezes difíceis de aceder. Com o objetivo de dar destaque a essas importantes fontes para o estudo da história, dos costumes e da evolução do pensamento ao longo dos tempos, juntamos nesta página um conjunto de links de fácil acesso direto a diversos periódicos, entre os anos de 1921 e 1990.
70 anos depois - A Rendição dos Exércitos Nazis

8 de Maio de 2015

Após o suicídio de Adolf Hitler a 30 de Abril, o seu sucessor, Karl Dönitz, tentou negociar separadamente a rendição com as tropas americanas mas, a 7 de Maio de 1945, na cidade francesa de Reims, o seu enviado, marechal Alfred Jodl1, assinou a rendição incondicional perante os generais americanos Walter Bedell Smith e Dwight D. Eisenhower, o general françês François Sevez e o general soviético Ivan Sousloparov.
As autoridades soviéticas exigiram, porém, que a rendição formal ocorresse em Berlim, o que se verificou na noite de 8 para 9 de maio, às 23.16 horas (hora ocidental, 1 hora depois no Leste). O marechal soviético Georgi Joukov presidiu à cerimónia, sendo a rendição assinada pelo almirante Hans-Georg von Friedeburg e pelo marechal Wilhelm Keitel.
A capitulação do Japão só se verificou a 2 de setembro de 1945, após o lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, a 6 e 9 de agosto de 1945.
A II Guerra Mundial terá causado, pelo menos, 60 milhões de mortos, dos quais 40 milhões eram civis.
O Povo está com o MFA

19 de Julho de 2013

Cartaz de João Abel Manta "O Povo está com o MFA" (Dinamização Cultural-Acção Cívica). Documentos Ana Coucello.
Bento de Jesus Caraça

19 de Julho de 2013

Preocupado com a "tradução matemática das contradições do capitalismo", Bento de Jesus Caraça anota em cinco folhas soltas um conjunto de "Definições e fórmulas" para cálculo do preço, salário, mais-valia (teórica e prática), taxa de exploração e taxa de lucro, estabelecendo igualmente as respectivas relações.
Jornal Combate

19 de Julho de 2013

Veja o Manifesto do jornal "Combate", publicado com o seu primeiro número (21 de Junho de 1974). "O Combate não tinha membros profissionais, e qualquer pessoa podia colaborar desde que estivesse de acordo com os princípios gerais do Manifesto."
Diário da Guiné

19 de Julho de 2013

Fotografia dos sargentos do Exército Português em Bolama, então capital da colónia da Guiné, 1921.
Igreja em Margão, Goa


Fotografia do interior de uma igreja de Margão, no então "Estado Português da Índia".
Unidade Democrática Portuguesa (Brasil)


Cópia de um manifesto da Unidade Democrática Portuguesa de S. Paulo, Brasil, enviado por Joaquim Barradas de Carvalho a Francisco Ramos da Costa, 29 de Outubro de 1968.
Prisão dos Marinheiros


Após a Revolta dos Marinheiros, elementos da polícia escoltam alegados membros da Organização Revolucionária da Armada, muitos dos quais virão a ser deportados para o Campo de Concentração do Tarrafal.
Álvaro Cunhal nos "Passeios do Tejo"


Os "Passeios do Tejo", que tiveram em António Dias Lourenço um dos principais organizadores, permitiram estabelecer contactos entre intelectuais e elementos do PCP. Neles participaram, entre outros, Alves Redol, Fernando Lopes-Graça, Alexandre Cabral, Sidónio Muralha, Álvaro Cunhal e Soeiro Pereira Gomes.
Imagens da República

11 de Fevereiro de 2013

Quando o governo português decidiu anular o feriado centenário da Implantação da República, disponibilizamos online cerca de 600 imagens relacionadas com a Monarquia Constitucional e a I República, integradas na Colecção António Pedro Vicente da Fundação Mário Soares.
Assalto ao Santa Maria


Conheça documentos inéditos sobre o assalto ao Paquete Santa Maria, chefiado por Henrique Galvão, em 1961, com destaque para os diários de bordo do comandante Mário Simões Maia e documentos relacionados com o processo de querela contra Henrique Galvão e outros, em 1964. Esta documentação foi doada à Fundação Mário Soares por João Soares Louro (1933-2007).
Ilha das Galinhas


O presídio da Ilha das Galinhas, na Guiné-Bissau, foi um dos destinos dos nacionalistas africanos que, por simples acto administrativo, para ali eram enviados.
Santa Cruz


XX aniversário do Massacre de Santa Cruz, Dili, Timor-Leste, 12 de Novembro de 1991.
Europa connosco


A Internacional Socialista desempenhou um papel importante no apoio ao Partido Socialista após 25 de Abril de 1974.
A Voz das Vítimas


Em 2011, realizou-se na antiga Cadeia do Aljube, em Lisboa, uma exposição evocativa da repressão durante o regime fascista, intitulada "A Voz das Vítimas".
Censura


A censura foi, desde os primórdios da ditadura, uma das armas mais destruidoras da Cultura e da Cidadania.
Manifesto do MPLA


O Manifesto do M.P.L.A. constitui um dos documentos fundadores dos movimentos de libertação.