Pesquisa Avançada
sábado, 29 de Setembro de 1945
José de Magalhães Godinho, Teófilo Carvalho dos Santos, Armando Adão e Silva, Gustavo Soromenho, Manuel Catarino Duarte, Manuel Mendes, Guilherme Canas Pereira, Afonso Costa (filho), Luís da Câmara Reys, Alberto Candeias e Mário de Lima Alves solicitam ao Governador Civil de Lisboa autorização para levar a efeito uma reunião em Lisboa, no Centro Almirante Reis, com o objectivo de discutir a nova lei eleitoral e de decidir o seu concurso às próximas eleições para a Assembleia Nacional. Aqueles elementos viriam a constituir a primeira Comissão Central do MUD.


Seara Nova, Ano XXV, suplemento ao n.º 948, 13 de Outubro de 1945

Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8217, 10 de Outubro de 1945
quinta-feira, 4 de Outubro de 1945
Vinte e quatro oposicionistas dirigem uma representação ao Presidente da República, informando-o do propósito de discutirem a nova lei eleitoral, que o governo não poderá alterar depois de dissolvida a Assembleia Nacional. Segundo a Constituição, as eleições terão de realizar-se segundo a lei em vigor à data em que for decretada a dissolução da Câmara pelo Chefe de Estado.

sábado, 6 de Outubro de 1945
É dissolvida a Assembleia Nacional. A reunião do Centro Almirante Reis é autorizada.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8213, 6 de Outubro de 1945
domingo, 7 de Outubro de 1945
Em discurso perante os governadores civis e membros das comissões políticas da União Nacional, Salazar fixa as diretrizes para o próximo ato eleitoral, anunciando, designadamente, a promulgação de uma amnistia, listas independentes e liberdade de imprensa.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8214, 7 de Outubro de 1945
segunda-feira, 8 de Outubro de 1945
É realizada a reunião promovida por elementos oposicionistas, que viriam a constituir o MUD. A reunião, da iniciativa de Mário de Lima Alves, teve lugar essa noite no Centro Almirante Reis, sendo presidida pelo Prof. Dr. Barbosa de Magalhães. Dela emana um relatório, assinado por cerca de uma centena de oposicionistas, que reclama: o adiamento do acto eleitoral por seis meses; autorização para a criação de partidos ou organismos políticos; garantia da liberdade individual, da liberdade de reunião e da liberdade de expressão; a livre fundação de jornais; que a ninguém fosse negada a capacidade eleitoral passiva pelas suas ideias políticas; que as mesas eleitorais tenham um representante de cada lista em presença; a elegibilidade dos funcionários públicos e corporativos e de organismos de coordenação económica; e a realização de novo recenseamento eleitoral.


Seara Nova, Ano XXV, suplemento ao n.º 948, 13 de Outubro de 1945



quarta-feira, 10 de Outubro de 1945
É enviada cópia do relatório aprovado no Centro Almirante Reis ao Governador Civil. Os Democratas de Leiria aprovam o relatório dos republicanos de Lisboa.

quinta-feira, 11 de Outubro de 1945
No Porto e em Coimbra, a oposição democrática solicita autorização para reunir, com o objectivo de se debaterem as próximas eleições legislativas.

sábado, 13 de Outubro de 1945
Estudantes Universitários dirigem ao ministro da Educação Nacional um requerimento onde afirmam a sua total adesão às resoluções aprovadas no Centro Republicano e solicitam autorização para reunir com o objectivo de definir a atitude da Academia perante o actual momento político.

terça-feira, 16 de Outubro de 1945
O ministro da Educação Nacional faz saber aos estudantes universitários que devem endereçar novo requerimento "a quem de direito". O Governador Civil de Lisboa comunica à delegação promotora da reunião do Centro Almirante Reis que o Governo não dá satisfação às suas exigências.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8223, 16 de Outubro de 1945
quarta-feira, 17 de Outubro de 1945
Armando Adão e Silva e Mário Lima Alves, em representação da Comissão Promotora do MUD, são recebidos pelo Presidente da República, que afirma não interferir nas decisões governamentais.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8224, 17 de Outubro de 1945
quinta-feira, 18 de Outubro de 1945
Termina o prazo para apresentação de candidaturas às eleições. Novo requerimento é interposto pela juventude universitária, agora dirigido ao Governador Civil de Lisboa, para realização de reunião a ter lugar na Associação Académica da Faculdade de Ciências de Lisboa. Reunião de Delegados Distritais do MUD.


Circular "Conclusões e resoluções da reunião dos delegados"
sábado, 20 de Outubro de 1945
O requerimento dos jovens universitários é indeferido: "O Ministério da Educação, consultado para o efeito, dera o parecer que não se devia autorizar uma reunião política num estabelecimento de ensino". Comunicado da Comissão Distrital do MUD sobre a legalidade do movimento e das assinaturas de adesão.


Comunicado da Comissão Central do MUD
quarta-feira, 24 de Outubro de 1945
Conferência de Imprensa do MUD convocada para justificar a quantidade e qualidade das pessoas que lhe têm manifestado a sua adesão: 2.149 listas, que contêm 50.145 assinaturas. Assistiram todos os jornais de Lisboa e Porto, bem como agências e jornais estrangeiros.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8231, 24 de Outubro de 1945


quinta-feira, 25 de Outubro de 1945
Nota oficiosa do Ministério do Interior sobre abertura de inquério ao processo de legalidade de recolha das assinaturas das listas do MUD. O MUD constitui como seu advogado Mário de Castro.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8232, 25 de Outubro de 1945

Comunicado da Comissão Distrital de Lisboa do MUD às comissões e aderentes
sexta-feira, 26 de Outubro de 1945
A Oposição interpõe recurso para o Supremo Tribunal Administrativo, com o objectivo de ser anulado o decreto que fixa as eleições para 18 de Novembro. Nesse mesmo dia, foi negada a autorização para reunião prevista pelos estudantes universitários.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8233, 26 de Outubro de 1945
quinta-feira, 1 de Novembro de 1945
São entregues à Comissão de Inquérito organizada no Ministério do Interior as listas dos aderentes às posições tomadas pela Oposição, no Centro Almirante Reis. Grande parte das comissões do Movimento de Unidade Democrática recusou proceder a esta entrega.


"Para Gregos e Troianos. O famoso caso das listas", de Mário de Castro

Comunicado da Comissão Distrital de Lisboa do MUD às comissões e aderentes
sábado, 3 de Novembro de 1945
A Comissão de Inquérito sobre a autenticidade e significado das assinaturas de apoio às resoluções tomadas na reunião do Centro Almirante Reis fornece à imprensa a seguinte nota oficiosa: "A comissão de inquérito (...)informa que a apresentação das listas (..) foi determinada apenas para efeitos de instrução do processo e que as listas serão restituídas ao representante, logo que se mostre concluída a diligência para a efectivação da qual se tornava necessária a sua apresentação."


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8241, 3 de Novembro de 1945
terça-feira, 6 de Novembro de 1945
A Comissão Central do MUD é chamada ao Governo Civil de Lisboa para ser informada de que "deverão ser rectificados na imprensa pelos seus autores responsáveis: 1.º - O comunicado da delegação do Porto que estabelece condições para a aceitação do Inquérito em curso; 2.º - O comunicado da Comissão Central onde se classifica de ditatorial o regime político e onde se aconselham atitudes de resistência e de ataque às livres deliberações do Governo".

quarta-feira, 7 de Novembro de 1945
Lima Alves e Magalhães Godinho, pela Comissão Central do MUD, dirigem uma representação ao ministro do Interior onde se afirma ter o movimento sempre conduzido a campanha "por forma perfeitamente legal, leal e cortês".


Relatório da Comissão Distrital de Lisboa apresentado à Assembleia de 10 de Novembro de 1945
sexta-feira, 9 de Novembro de 1945
O Supremo Tribunal Administrativo nega o recurso que pedia a anulação do decreto que fixava a data das próximas eleições legislativas.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8247, 9 de Novembro de 1945
sábado, 10 de Novembro de 1945
No Teatro Taborda, tem lugar uma reunião promovida pela Comissão Central do MUD, em que se elege a segunda Comissão Central do MUD, composta por José Barbosa de Magalhães, Bento de Jesus Caraça, Fernando Mayer Garção, Pedro Pita, Teófilo Carvalho dos Santos, Mário de Lima Alves, Manuel Mendes, Alves Redol, Alberto Dias. É criada também uma Comissão Consultiva. O MUD recomenda a abstenção nas próximas eleições, caso sejam indeferidas as reclamações formuladas no Centro Almirante Reis, e declara a ilegalidade do inquérito em curso.


Relatório da Comissão Distrital de Lisboa apresentado à Assembleia de 10 de Novembro de 1945

Seara Nova, Ano XXV, n.º 952, 10 de Novembro de 1945



segunda-feira, 12 de Novembro de 1945
Os governadores civis de Porto, Beja, Santarém e Guarda indeferem os requerimentos da oposição que solicitavam autorização para efectuar reuniões. A União Nacional realiza várias sessões de propaganda eleitoral. Um grupo de estudantes universitários democratas de Coimbra, encabeçados por Eduardo Ralha, protesta junto do Presidente da República contra a prisão de membros do MUD do Porto.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8250, 12 de Novembro de 1945
terça-feira, 13 de Novembro de 1945
Cerca de 60 alunos da Faculdade de Ciências de Lisboa enviam um telegrama ao Chefe de Estado solicitando o adiamento das eleições e um novo recenseamento emanifestando igualmente o seu desacordo pelo inquérito às listas de adesão ao MUD.

quarta-feira, 14 de Novembro de 1945
Salazar dá uma entrevista ao Diário de Notícias e ao Século: "Considero as próximas eleições tão livres como na livre Inglaterra. Recenseou-se quem quis e votará quem quiser, o censo acusa 70% mais do que em 1925". O Prof. Barbosa de Magalhães entrega uma reclamação sobre a validade do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo relativo ao pedido de anulação do decreto que fixa a data das eleições. Estudantes Universitários de Lisboa protestam junto do Presidente da República contra a prisão de Ruy Luís Gomes, que havia sido preso juntamente com Mário Cal Brandão, António de Barbosa Machado e Olívio França, por se ter recusado a entregar as Listas. Estudantes da Faculdade de Medicina e da Escola Superior Colonial pedem novo recenseamento e eleições livres.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8252, 14 de Novembro de 1945
quinta-feira, 15 de Novembro de 1945
A Comissão de Inquérito do Ministério do Interior devolve as listas de adesão às deliberações tomadas no Centro Almirante Reis. A PIDE procedera à sua cópia integral.

sexta-feira, 16 de Novembro de 1945
Numeroso grupo de intelectuais da Oposição afirmam o seu apoio incondicional ao Movimento de Unidade Democrática.

sábado, 17 de Novembro de 1945
Júlio Botelho Moniz, ministro do Interior, encerra a campanha eleitoral.


Diário de Lisboa, Ano 25, n.º 8255, 17 de Novembro de 1945
domingo, 18 de Novembro de 1945
Realizam-se as eleições para a Assembleia Nacional. A União Nacional elege os seus 120 candidatos. A Oposição abstém-se totalmente de participar neste acto eleitoral. Os eleitores recenseados são apenas 12% da população portuguesa.

voltar ao topo