Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Aquilino Ribeiro Machado
Documento original do testamento escrito por Manuel Buíça com o título “Apontamentos indispensáveis se eu morrer”, redigido em 28 de janeiro de 1908, nas vésperas do regicídio, ocorrido a 1 de fevereiro seguinte, de que foram vítimas o rei D. Carlos e o príncipe D. Luís Filipe. O documento foi integralmente digitalizado e objeto de transcrição durante a fase de tratamento documental.

Nota biográfica/Institucional
Engenheiro e político.
Aquilino Ribeiro Machado nasceu em Paris, a 6 de abril de 1930, quando seu pai, o escritor Aquilino Ribeiro, ali se encontrava exilado, na sequência do envolvimento no movimento militar designado por revolta de Pinhel, ocorrido em 1928, contra a Ditadura Militar. A sua mãe, Jerónima Dantas Machado, era filha de Bernardino Machado, antigo Presidente da República.
Formou-se em engenharia e teve também uma atuação política relevante. Foi um dos cofundadores do Partido Socialista, deputado na Assembleia da República na I e II legislaturas pelo círculo de Lisboa e presidiu à Câmara Municipal de Lisboa, cargo que exerceu entre 1977 e 1980, tendo sido o seu 60.º presidente e o primeiro eleito democraticamente após o 25 de Abril de 1974.
Morreu a 7 de outubro de 2012.


Dimensão
1 unidade de instalação contendo 1 documento avulso

Estado de Tratamento
Integralmente tratado