Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Vítor Cabrita Neto
Coleção que se enquadra na temática da oposição ao regime do Estado Novo durante a década de 1960 até ao 25 de Abril de 1974. Trata-se sobretudo de documentação relacionada com a oposição ao regime no exílio, em particular, na Argélia, Marrocos, e Itália, mas também em França e Bélgica, reunindo, por exemplo, diversa correspondência e outros documentos emanados da Frente Patriótica de Libertação Nacional (FPLN), e pelo Comité Italiano para a Liberdade de Portugal e Colónias. Contém igualmente diversa documentação alusiva aos movimentos de libertação coloniais, com incidência em Angola e nas atividades do MPLA.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Empresário e político.
Vítor José Cabrita Neto nasceu a 18 de julho de 1943.
Passou a infância em S. Bartolomeu de Messines e, em 1953, foi para Faro continuar os estudos liceais. Em 1961 ingressou no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, tendo assistido às manifestações estudantis da época. Em resultado da sua participação na crise académica de 1962, foi preso pela PIDE e forçado a abandonar a universidade.
As perseguições da PIDE forçaram-no a abandonar o país, tendo rumado a Itália, onde se matriculou na Universidade de Génova.
Passou onze anos no estrangeiro durante os quais, além de estudar e trabalhar, se dedicou à luta contra o regime do Estado Novo e à defesa da democracia. Esteve ao lado das forças políticas portuguesas emigradas na Itália, mas também colaborou com outros emigrados em França, Suíça e Argel, na denúncia da política repressiva do regime.
Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, tendo participado durante vários anos na vida política portuguesa, chegando a ser membro do Partido Comunista Português (PCP).
Em 1989 assumiu a direção das empresas fundadas pelo pai, Teófilo Fontainhas Neto, ligadas à distribuição alimentar, as quais modernizou e diversificou, expandindo os negócios aos sectores imobiliário, de turismo e restauração.
Em novembro de 1997, foi convidado para Secretário de Estado do Turismo, cargo que ocupou até abril de 2002, nos XIII e XIV Governos Constitucionais de António Guterres. Foi ainda deputado pelo Partido Socialista (PS) na IX Legislatura, pelo círculo eleitoral de Faro. Nessa qualidade, foi membro da Comissão de Economia e Finanças e da Comissão de Execução Orçamental.
Presidente da NERA (Associação Empresarial da Região do Algarve) e da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa, vogal da Confederação Empresarial de Portugal e vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa. Cônsul honorário de Itália em Faro.

Dimensão
1 unidade de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado