Alfredo José Somera Simões Barroso. 1945-
Coleção constituída pelo jornal "Acção Socialista" (1978 a 1986) e por alguns números do jornal "Belém", publicado pelo Movimento Nacional de Apoio Soares à Presidência (MASP), entre outubro de 1985 e março de 1986.
1978 — 1986
Jornalista, cronista e político.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1968). Iniciou a atividade jornalística em 1969 no jornal A Capital, passando pelo O Século e pelo O Tempo e o Modo. Foi diretor do jornal Acção Socialista.
Integrou a Acção Socialista Portuguesa, fez parte da Comissão Eleitoral de Unidade Democrática e foi um dos membros fundadores do Partido Socialista. Foi deputado à Assembleia da República (legislaturas de 1980, 1983 e 1985). Exerceu o cargo de secretário de estado da Presidência do Conselho de Ministros no IX Governo Constitucional (1983-1985). Foi Chefe da Casa Civil durante a presidência da República de Mário Soares.
É autor de várias obras, como “Portugal, a democracia difícil” (1975), “Poemas rudimentares” (1978), “Janela indiscreta: diários, crónicas e retratos” (1990), “Guerras Limpas” (2005) ou “A Crise da Esquerda Europeia” (2012). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo (1996).
Arquivos FMSMB: Mário Soares; Arquivo Histórico do Partido Socialista.
2 unidades de instalação
Parcialmente tratado