Maria de Jesus Serra Lopes. 1933-2022
O arquivo de Maria de Jesus Serra Lopes é constituído por documentos relacionados com o Decreto-Lei n.º 40.900, de 12 de dezembro de 1956, que restringiu a liberdade e autonomia das associações académicas, ao impor que as suas direções fossem aprovadas pelo Ministério da Educação. Inclui-se ainda neste arquivo um discurso proferido por Maria de Jesus Serra Lopes no âmbito da Comemoração dos 85 Anos da Faculdade de Direito de Lisboa, no qual recorda alguns dos momentos que marcaram a oposição ao decreto, por si vividos enquanto estudante de Direito.
1956 — 1998
Advogada.
Maria de Jesus Serra Lopes nasceu em Lisboa, em 1933.
Licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1957), onde viveu momentos que marcaram a oposição ao Decreto-Lei n.º 40.900, que foi objeto de contestação pelo movimento estudantil. Concluiu o Curso de Direito Comparado na Faculdade Internacional de Direito Comparado, em Estrasburgo (1967).
Lecionou Direito das Obrigações, Introdução ao Estudo do Direito e Contratos, na Faculdade de Direito da Universidade Livre.
Foi bastonária da Ordem dos Advogados (1990-1992), conselheira de Estado (1996-2005), membro da European Commission For Democracy Through Law, do Conselho da Europa (1995-2003), membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da International Bar Association (IBA), do Centro de Arbitragem da Associação Comercial de Lisboa, e vice-presidente nacional da União Internacional dos Advogados (UIA).
Faleceu em Lisboa em 8 de abril de 2022.
Arquivos FMSMB: Maria Augusta Seixas; Artur Pinto; Daniel Ricardo; Ângelo Sajara: documentação do movimento estudantil.
1 unidade de instalação
Integralmente tratado