Arquivo de Notícias

Com o objectivo de manter acessíveis as informações já publicadas, juntámos nesta página as diversas notícias que foram sendo colocadas na página inicial de casacomum.org

Visite o Arquivo de Notícias


Editorial
20 de Agosto de 2015 [data de publicação original]
Há 40 anos, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique ascendiam à independência, encerrando um longo ciclo de dominação colonial. A Guiné-Bissau já proclamara unilateralmente a sua independência a 24 de Setembro de 1973 e Timor-Leste, embora a tivesse proclamado a 28 de Novembro de 1975, viria a sofrer a invasão indonésia e uma sanguinária ocupação, só restaurando a sua independência em 20 de Maio de 2002.
Chegava assim ao fim o império colonial português, minado pelas lutas de emancipação dos povos sob dominação colonial, que conduziram à derrota da ditadura em 25 de Abril de 1974.
Casacomum.org é uma plataforma essencial para conhecer e estudar muitos aspetos dessas realidades, documentados em diversos fundos aqui disponibilizados.
Abrimos hoje um dossier sobre os 40 anos das Independências, convidando os leitores a aprofundar o conhecimento da documentação exposta, cumprindo mais uma vez os objetivos de acesso e divulgação que nos propusemos.