Arquivo de Notícias

Com o objectivo de manter acessíveis as informações já publicadas, juntámos nesta página as diversas notícias que foram sendo colocadas na página inicial de casacomum.org

Visite o Arquivo de Notícias


A Casa dos Estudantes do Império desempenhou um papel essencial na consciencialização dos estudantes africanos que se encontravam em Portugal.
Criada em 1954, para controlar e enquadrar esses estudantes, tornou-se rapidamente um local de afirmação cultural, cívica e política que os preparou para a luta pelas independências dos respetivos países.
Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Lúcio Lara, Fernando França Van Dúnem, Joaquim Chissano, Pascoal Mocumbi, Pedro Pires, Onésimo Silveira, Francisco José Tenreiro, Alda do Espírito Santo, Vasco Cabral, Pepetela, Alda Lara e muitos outros tiveram papel importante nesse percurso.
Foi por isso a CEI alvo de apertada vigilância da polícia política portuguesa (sócios presos, a sede invadida pela PIDE, ficheiros e livros de contas apreendidos, iniciativas culturais proibidas), que culminou na sua invasão pela PIDE e a sua extinção em 6 de Setembro de 1965.

Mais informações aqui:
http://www.uccla.pt/casa-dos-estudantes-do-imperio
http://www.instituto-camoes.pt/eventos-portugues-mundo/homenagem-cei


Edifício onde funcionou a sede da CEI, no Arco do Cego, em Lisboa