Arquivo de Notícias

Com o objectivo de manter acessíveis as informações já publicadas, juntámos nesta página as diversas notícias que foram sendo colocadas na página inicial de casacomum.org

Visite o Arquivo de Notícias


Editorial
2 de dezembro de 2016 [data de publicação original]
Continuando o trabalho desenvolvido, damos hoje especial destaque ao acesso aberto às Revistas de Ideias e Cultura, assinalando também o lançamento do respetivo site na internet.
Estamos ainda a preparar novos modos de acesso e pesquisa nos periódicos disponibilizados em casacomum.org, esperando apresentar as respetivas soluções a breve trecho.
Julgamos também útil nesta fase dos nossos trabalhos evidenciar que os dados geridos pela FMS encontram-se desde sempre online, em formato aberto, participando em repositórios internacionais como a Europeana e o Social History Portal.
Por outro lado, o portal casacomum.org, desenvolvido pela FMS e em funcionamento desde 2013, enriqueceu exponencialmente o acesso às fontes por investigadores (mais de 565.000 páginas visualizadas no decurso do corrente ano), sendo regularmente citado em numerosos trabalhos académicos.
Acresce que a incorporação sistemática de arquivos em suporte digital de outros países de língua oficial portuguesa abriu novas perspetivas de acesso, sendo hoje provenientes desses países mais de 16% dos seus utilizadores.
Este posicionamento da FMS tem contribuído para estimular o acesso à informação por parte dos cidadãos, democratizando a sua utilização, permitindo a partilha do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, possibilitando desta forma ampliar o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência.
E, neste sentido, importa sublinhar que a Ciência Aberta - objetivo assumido pelo governo português, designadamente através da Resolução de Conselho de Ministros de 24 de março de 2016 - é mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, configurando a abertura do processo científico enquanto um todo e reforçando o conceito de responsabilidade social científica.