Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Alfredo Cunha
Coleção fotográfica constituída por negativos e reproduções referentes à cobertura das atividades desenvolvidas por Mário Soares ao longo da sua vida pública.
Coleção de fotografias realizadas por Alfredo Cunha no 25 de Abril de 1974 e, bem assim, a máquina fotográfica que utilizou nesse dia.

Nota biográfica/Institucional
Fotojornalista freelancer.
Alfredo Almeida Coelho da Cunha nasceu em Celorico da Beira, a 8 de outubro de 1953.
Em 1971 começou a colaborar no jornal Notícias da Amadora e, no ano seguinte, entrou para os quadros do jornal O Século.
Em 1974, realizou a sua primeira grande reportagem sobre o 25 de Abril e participou na exposição "Portugal Livre". Durante 1975 viajou por África, realizando uma reportagem sobre a descolonização. Foi fotógrafo oficial da Presidência da República, tendo em particular acompanhado a atividade do Presidente Mário Soares, da qual resultou o livro “Na Estrada com Soares”, publicado em 1986.
Entrou para os quadros da agência Lusa em 1987 e, para o jornal Público, em 1989, permanecendo como editor de fotografia deste último até 1997.
Exerceu também o cargo de editor fotográfico do Grupo Edipresse, do jornal O Comércio do Porto e do Jornal de Notícias. Foi ainda fotógrafo da revista Focus e colaborou, na RTP2, no programa “Por Outro Lado”.
Ao longo da sua carreira, publicou e colaborou em diversos livros e expôs em inúmeras galerias e instituições nacionais.
É reconhecido como um dos maiores fotojornalistas da atualidade, tendo recebido vários prémios, nacionais e internacionais.
Foi agraciado com o título de comendador por Mário Soares.

Estado de Tratamento
Parcialmente tratado