Documentação que corresponde ao período em que Amílcar Cabral viajou para Bissau (setembro de 1959), onde criou o Partido Africano da Independência (PAI), que viria mais tarde a designar-se Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e constituiu, com Rafael Barbosa, a Frente de Libertação da Guiné e Cabo Verde (FLGCV), reforçando a ideia de união entre os dois povos na luta contra o colonialismo português.
Este nível inclui ainda documentação relacionada com a instalação de Amílcar Cabral em Conakry (maio de 1960), juntamente com os nacionalistas angolanos do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Viriato da Cruz, Lúcio Lara e Mário Pinto de Andrade, onde ajudou a reunir e organizar os diversos movimentos de libertação da Guiné e Cabo Verde, surgidos no interior, na Guiné-Conakry e no Senegal a partir de finais dos anos 1950, assumindo a sua coordenação efetiva a partir de junho de 1960. Contam-se, entre estes, o Movimento de Libertação da Guiné (MLG) de Bissau, o Movimento de Libertação da Guiné e Cabo Verde (MLGC) de Dakar (cuja atividade foi diminuindo à medida que os seus militantes integraram a FLGCV e o PAI), o Movimento de Libertação dos Territórios sob a Dominação Portuguesa (MLTDP), fundado em Conakry por Hugo de Menezes com alguns elementos do MLG, e o Movimento de Libertação da Guiné e Cabo Verde (MLGCV), criado em Conakry como uma secção da FLGCV.
E, ainda, documentação sobre a Frente de Luta pela Independência da Guiné dita Portuguesa (FLING), fundada em agosto de 1962, em Dakar, fruto da aliança de diversas organizações da Guiné portuguesa com outras formações políticas (UPG, MLG de Dakar, UNPG, MLG de Bissau, MLG de Conakry, RDAG e UPLG), e que foi a única organização que perdurou na atividade de oposição ao PAIGC. E, por fim, documentação de movimentos de emigrados caboverdianos no Senegal: União Democrática de Cabo Verde (UDC), o Movimento de Libertação das Ilhas de Cabo Verde (MLICV), e a União das Populações das Ilhas de Cabo Verde (UPICV).
Ver também: Amílcar Cabral > 04.PAI/PAIGC > 1.Organização Política e Administrativa > Apontamentos e Instruções (notas de Amílcar Cabral de reuniões do período em que tentou unir os diversos movimentos sob a direção do PAI/PAIGC); Amílcar Cabral > 05.Correspondência; Mário Pinto de Andrade > 04. Lutas de Libertação > 04. Investigação e Textos > Amílcar Cabral